Alemanha espera que Maduro reformule Constituinte após plebiscito

Para o governo alemão, "o plebiscito expressou claramente a vontade do país"

Berlim – O governo alemão considera que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deve revisar a convocação da Assembleia Nacional Constituinte após a consulta opositora de ontem na qual 6,3 milhões de pessoas mostraram oposição ao plano de reformas do executivo.

“Do nosso ponto de vista, o plebiscito expressou claramente a vontade do país. Ainda que o resultado não seja juridicamente vinculativo deve levar o presidente Maduro a reformula a convocação da Constituinte”, disse a vice-porta-voz do Ministério de Exteriores, Maria Adebahr.

Ela afirmou que a embaixada alemã em Caracas está em contato com representantes da oposição, mas não quis mencionar nomes. A porta-voz ainda comemorou o fato da consulta ter acontecido, apesar das difíceis condições.

Na consulta popular convocada pela oposição, sem a aprovação da Justiça Eleitoral, participaram mais de 7 milhões de pessoas e 98,4% dos eleitores votaram contra a formação da Assembleia Nacional Constituinte promovida por Maduro para mudar a Constituição.

Além disso, 98,5% votou afirmativamente para pedir às Forças Armadas que obedeça as decisões do Parlamento, de maioria opositora, e 98,3% aprovou a renovação dos poderes públicos e a convocação de eleições “livres e transparentes”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s