São Paulo - Os países competem pela atenção dos turistas, preferência por seus produtos e serviços, confiança dos investidores e por boas relações dimplomáticas o tempo todo.

Por isso, a forma como uma nação é percebida pela opinião pública internacional faz uma diferença tremenda para o sucesso de seus esforços. Quando um país tem uma imagem clara e positiva, o valor da sua marca abre as portas para o mundo.

Este é o caso dos Estados Unidos, eleito o país com a marca nacional mais admirada do globo em um estudo anual que mede a percepção de 50 nações ao redor do mundo, o Anholt-GfK Nation Brands Index 2015 (NBI).

Os resultados são baseados em mais de 20.000 entrevistas realizadas em 20 países. Os entrevistados avaliam 23 atributos nacionais que, combinados em 6 diferentes dimensões (Exportações, Governança, Cultura, População, Turismo e Imigração/Investimento), compõem o índice geral do NBI.

Na edição mais recente do ranking, o Brasil avançou uma posição subindo da 21ª posição em 2014 para a 20ª posição das marcas nacionais mais prestigiadas do mundo, sendo mais bem conceituado pelo público global no quesito cultura.

O país é o melhor colocado na América Latina, seguido de Argentina (25º), México (31º) e Chile (35). 

Clique nas imagens e veja quais países lideram o ranking com as 10 marcas nacionais mais admiradas no mundo.

Tópicos: Imagem, Listas, Rankings, Turismo, Setores