São Paulo – Em 2010 o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta, nos Estados Unidos, foi o que apresentou o maior fluxo de passageiros. Ao longo do ano, 89,3 milhões de pessoas passaram pelo local em viagens domésticas ou internacionais.

As informações são de uma pesquisa feita pelo Conselho Internacional de Aeroportos (AIC), ONG que monitora o fluxo de passageiros e aeronaves nos aeroportos de todo o mundo com capacidade superior a cinco milhões de passageiros por ano.

Os Estados Unidos dominam o ranking dos 10 aeroportos mais movimentados. Além do de Atlanta, outros quatro estão na lista. Também entram nela aeroportos de importantes países europeus e asiáticos.

Apesar do grande volume de passageiros, estes aeroportos não apresentam um crescimento expressivo ano a ano. O que mais cresceu foi o de Pequim. O aeroporto chinês experimentou um aumento de 13,1% no número de pessoas circulando por lá entre 2009 e 2010.

Segundo o estudo da AIC, o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), teve o segundo maior crescimento no mundo. Entre 2009 e 2010 o volume de passageiros aumentou em 57,8%. O maior crescimento foi o do aeroporto de Istambul, na Turquia: 74,7%. Veja nas fotos ao lado quais são os aeroportos mais movimentados.

Tópicos: Aeroportos, Setor de transporte, Transportes, Aviação, Setores, Infraestrutura, Listas, Rankings