Acordo sobre Grécia pode sair hoje, diz comissário da UE

Segundo Pierre Moscovici, as novas propostas gregas vão "na direção certa" e podem servir de base para um acordo

Paris – O comissário europeu para economia e assuntos financeiros, Pierre Moscovici, acredita ser possível que a Grécia consiga fechar nesta segunda-feira um acordo com credores internacionais, durante reunião de cúpula emergencial da zona do euro em Bruxelas, após o governo grego ter apresentado ontem novas propostas de reformas.

“O governo grego finalmente entendeu, creio eu, que precisava mandar contrapropostas corretas e sólidas, que foram recebidas pelas instituições ontem à noite”, disse Moscovici hoje, durante entrevista à rádio francesa Europe1.

Segundo Moscovici, as novas propostas gregas vão “na direção certa” e podem servir de base para um acordo.

As últimas propostas de Atenas, que incluem aumentos de impostos e cortes de gastos com o objetivo de atingir as metas orçamentárias exigidas pelos credores, foram descritas por autoridades gregas e europeias no fim de semana como, provavelmente, a última chance de o governo grego garantir ajuda financeira adicional e manter o atual programa de ajuda, que vence no fim deste mês.

A Grécia precisa de um acordo até o dia 30 para evitar a declaração de uma moratória e, em última instância, sua saída da zona do euro