Dólar R$ 3,27 -0,54%
Euro R$ 3,65 0,07%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,36% 64.085 pts
Pontos 64.085
Variação 1,36%
Maior Alta 4,89% RADL3
Maior Baixa -6,09% JBSS3
Última atualização 26/05/2017 - 17:20 FONTE

Abe planeja se reunir com Trump no final de janeiro

Abe já manteve um encontro informal com o próximo presidente americano em Nova York, o que supôs a primeira reunião de um líder estrangeiro com Trump

Tóquio – O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, deve se reunir no final de janeiro em Washington com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, uma semana após sua chegada à Casa Branca, segundo antecipou nesta terça-feira a agência local “Kyodo”.

O Executivo japonês planeja que o encontro ocorra em 27 de janeiro, enquanto a gestão da Administração Trump começará em 20 do mesmo mês, disseram fontes das relações bilaterais à citada agência japonesa.

Abe já manteve um encontro informal com o próximo presidente americano em 17 de novembro em Nova York, o que supôs a primeira reunião de um líder estrangeiro com Trump após sua vitória no pleito realizado nove dias antes.

Além disso, o chefe do Executivo japonês anunciou na véspera que viajará à base de Pearl Harbor no Havaí no final de mês junto ao atual presidente americano, Barack Obama, para “mostrar seu respeito às vítimas”.

Os dois líderes também celebrarão no Havaí o último encontro antes de Obama deixar a Casa Branca.

A visita de Abe será a primeira de um primeiro-ministro do Japão a Pearl Harbor, onde a ofensiva surpresa do Exército imperial deixou mais de 3,5 mil mortos e justificou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.