À espera de tufão, Vietnã tem 25 mortes por inundações

As autoridades vietnamitas alertaram que mais inundações e deslizamentos devem ocorrer, à medida que o tufão Sarika se reintegra no Mar do Sul da China

Hanoi – Inundações causadas por chuvas torrenciais deixaram pelo menos 25 mortos no Vietnã nesta segunda-feira, no momento em que o país se prepara para a chegada do tufão Sarika.

O tufão passou pelas Filipinas sobre uma área agrícola no final de semana. Autoridades informaram que estão investigando se duas mortes no local foram causadas pela tempestade, que forçou a saída de cerca de 40 mil pessoas e o cancelamento de 321 voos.

As inundações foram as piores a atingir a região central do Vietnã desde 2011, quando quase 60 pessoas foram mortas. De acordo com autoridades, as inundações interromperam os serviços na estrada que liga o norte ao sul do país e isolou diversos vilarejos, inundando mais de 121 mil casas.

As autoridades vietnamitas alertaram que mais inundações e deslizamentos devem ocorrer, à medida que o tufão Sarika se reintegra no Mar do Sul da China. A agência meteorológica do Vietnã estima ventos de até 150 quilômetros por hora.

As autoridades do Vietnã e das Filipnas também estão sob alerta de um outro tufão, chamado Haima, que está se formando no Oceano Pacífico e deve se mover para o norte das Filipinas durante a semana antes de ir em direção a China e Taiwan. Fonte: Dow Jones Newswires.