Yahoo! vê ações desabarem após maior ataque hacker da história

Vazamento ocorreu em meados de 2013 e afetou mais de 1 bilhão de contas; Verizon pode desistir da compra do Yahoo!

São Paulo — A semana não é das melhores para o Yahoo!. Ontem, a companhia informou que foram roubadas informações de mais de 1 bilhão de contas no que parece ser o maior ataque hacker realizado contra uma empresa. O caso aconteceu em agosto de 2013, mas só foi descoberto recentemente.

É a segunda vez no ano que o Yahoo! divulga o roubo de dados. Há três meses, a companhia anunciou um ataque que afetou 500 milhões de usuários. Em ambos os casos, foram roubadas senhas, números de telefone e emails.

A notícia mexeu com o humor do mercado e fez com que as ações despencassem mais de 5% no pregão desta quinta-feira (15). Os papéis chegaram a ser negociados a 38,30 dólares cada um, na mínima no dia.

Além do próprio vazamento de informações — cujo autor ainda não foi identificado — os investidores se preocupam com a possibilidade da Verizon desistir da compra do Yahoo!.

Em julho deste ano, a maior operadora de telecomunicações dos EUA ofertou 4,8 bilhões de dólares para adquirir os ativos do Yahoo. De acordo com a Bloomberg, a Verizon estuda o fim do contrato ou a redução do valor a ser pago.