Vale dispara e ações acumulam ganhos de mais de 20% no mês

A empresa pretende reduzir a remuneração dos acionistas este ano

São Paulo – As ações ordinárias da Vale registravam ganhos de 10,49% na manhã desta quarta-feira. Somente, este mês os papéis acumulam ganhos de 22%. Já os papéis preferenciais subiam 8,45% e no mês, a alta acumulada é de 21,47%.

Apesar da alta em outubro, as ações da companhia acumulam perdas desde janeiro, no caso das preferenciais é de 12,55% e as ordinárias é de 5%. A baixa se deve ao cenário incerto do preço das commodities.

Diante deste cenário, a Vale, por meio de comunicado ao mercado, afirmou que irá propor ao Conselho de Administração uma redução da remuneração dos acionistas de 2015 em 500 milhões de dólares.

Se o Conselho aprovar, a Vale irá irá distribuir aos acionistas 1,5 bilhão de dólares neste ano, ante os 2 bilhões de dólares anunciados em janeiro. A nova proposta para 2015 é quase 65% menor que o pagamento aos acionistas realizado no ano passado, de 4,2 bilhões de dólares.

A reunião do Conselho está marcada para dia 15 de outubro.

Divulgação de resultados

A Vale irá divulgar seu resultado referente ao terceiro trimestre deste ano no dia 22 de outubro antes da abertura do mercado. Já o relatório de produção será apresentado dia 19 de outubro.