Rombo de 67,7 bi; Brexit derruba bolsa…

Erro de planejamento

O Ministério do Planejamento afirmou nesta terça-feira que o impacto do reajuste no salário dos servidores havia sido subestimado pela pasta. Quando da aprovação pela Câmara de Deputados, no dia 2 de junho, o ministério havia dito que a medida custaria cerca de 53 bilhões de reais até 2018 para a União. Em nota divulgada nesta terça-feira, informou que o rombo deve ser de 67,7 bilhões. De acordo com a pasta, houve um erro técnico na apuração dos impactos decorrentes do ajuste. “As informações divulgadas deixaram de computar parte do efeito das anualizações dos reajustes concedidos nos anos anteriores. Desta maneira, os valores apresentados para 2017 e 2018 estavam subestimados”, informou o Planejamento na nota.

_

Brexit derruba bolsa

O Ibovespa caiu 2% nesta terça-feira, principalmente por causa do noticiário internacional. Pesou novamente o medo dos investidores de que o Reino Unido saia da União Europeia. O clima é de cautela também com o início da reunião do banco central americano, o Federal Reserve, que anunciará na quarta-feira 15 a decisão sobre a taxa de juro do país. Das 59 ações do Ibovespa, 58 fecharam o dia em queda, com exceção dos papéis da Smiles, que tiveram alta de 0,65%. Nos destaques de baixa, as ações das siderúrgicas Usiminas caíram 5%; e as da CSN, 4,7%.

 _

Varejo sobe (dentro do esperado)

O comércio varejista computou alta de 0,5% em abril em relação a março, segundo informou o IBGE nesta terça-feira. O resultado é dentro do esperado por analistas. Na comparação com abril do ano passado, no entanto, a queda é de 6,7% nas vendas. A leve alta de abril foi impulsionada por três setores: supermercados, vestuário e a venda de artigos de uso pessoal e doméstico.

_

Land Rover no Brasil

A fabricante de automóveis Jaguar Land Rover inaugurou no Rio de Janeiro a primeira fábrica de carros da marca fora do Reino Unido. Embora haja linhas de produção da companhia na Índia e na China, elas somente montam os carros com peças importadas. O investimento é de 750 milhões de reais, em um complexo fabril de 60.000 metros quadrados na cidade de Itatiaia. A capacidade é de 24.000 carros por ano, mas os executivos afirmam que a fábrica deve seguir o ritmo de mercado. A companhia espera um aquecimento do mercado nacional entre 2017 e 2018.

_

Fusões e aquisições

O número de fusões e aquisições no país caiu 6% entre janeiro e maio deste ano, na comparação anual. Foram 363 transações, que computaram 61,9 bilhões de reais. Os setores mais ativos em fusões e aquisições foram o de distribuição e varejo, com alta de 48%, e o financeiro e de seguros, com alta de 35%. Por outro lado, as empresas de internet tiveram queda de 35% no número de transações.