Dólar R$ 3,15 -1,03%
Euro R$ 3,70 0,04%
SELIC 9,25% ao ano
Ibovespa 1,09% 68.715 pts
Pontos 68.715
Variação 1,09%
Maior Alta 4,27% BBSE3
Maior Baixa -2,04% JBSS3
Última atualização 18/08/2017 - 17:20 FONTE

Os fatos que agitaram no mercado nesta quinta-feira

Ibovespa fechou em queda de 0,53%, aos 56.188 pontos; Marisa esteve em destaque no pregão de hoje

São Paulo – O Ibovespa encerrou a quinta-feira em queda de 0,53%, aos 56.188. O mercado ainda aguarda a publicação de mais uma pesquisa eleitoral que será divulgada hoje pelo Ibope.

Na Europa, as bolsas fecharam com fortes perdas, após uma sessão volátil, ainda influenciadas por temores sobre a crise geopolítica no Leste Europeu, reforçados por comentários do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi. Em meio ao clima de aversão a risco, o índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 0,68%, encerrando o dia a 326,96 pontos.

Troca de comando

O presidente-executivo da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, renunciou ao cargo nesta quinta-feira. Há três semanas, ele foi forçado a reduzir sua participação na fusão com a brasileira Oi devido a uma dívida não paga. Hoje, os papéis preferenciais da Oi registraram ganhos de 3,10%.

GVT disputada

As ações da Telecom Italia chegaram a subir 2,7% na bolsa de Milão, com operadores citando notícia que sugere que o grupo estaria buscando uma aliança com a francesa Vivendi, que controla a GVT no Brasil.

Combustível às ações

A Ultrapar, holding que administra a rede Ipiranga, reportou lucro líquido de 301 milhões de reais no segundo trimestre de 2014, o que representa um crescimento de 6% em relação ao mesmo intervalo de 2013. Trata-se do oitavo aumento consecutivo da companhia. Hoje, a ação ordinária da companhia fechou em alta de 2,4%.

Recuperou 

As ações preferenciais da Braskem registraram perdas de 1,1% no pregão de hoje. A companhia anunciou que teve lucro líquido de 124 milhões de reais no segundo trimestre, revertendo prejuízo de 125 milhões sofrido no mesmo período do ano anterior.

 

Energia 

As ações da AES Eletropaulo, distribuidora de energia da região metropolitana de São Paulo, chegaram a liderar as quedas do Ibovespa nos primeiros negócios desta quinta-feira, após a empresa divulgar um prejuízo líquido de 354,4 milhões de reais no entre abril e junho de 2014. Entretanto, o papel preferencial conseguiu encerrar o dia no terreno positivo, com alta de 0,68%.

De olho na Marisa

As ações ordinárias da Marisa registravam ganhos de 8,5% na máxima do dia. De acordo com O Estado de S. Paulo, a varejista não está sendo apenas cobiçada pela Lojas Renner. André Esteves estaria interessado em juntar a Leader, um de seus maiores investimentos de private equity, com a rede dos Goldfarb, afirma a coluna de Sonia Racy.

Novidades na Claro

A Claro Telecom Participações pediu o registro de companhia aberta, informou nesta quinta-feira a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em seu webiste. O pedido acontece após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ter aprovado na quinta-feira passada a unificação das operações de Claro, Embratel e NET, todas do grupo América Móvil, do bilionário mexicano Carlos Slim, com a condição de que a Claro, que vai incorporar as outras outras duas, abra seu capital no Brasil.