Aguarde...

Mercados | 12/04/2012 06:12

“Venda em maio e vá embora” não deve funcionar em 2012

Padrões históricos podem perder a utilidade desta vez, alerta Citi

Dreamstime.com

Calendário com dinheiro

"Sell in May and go away" não deve ajudar em 2012

São Paulo – O bordão famoso dos mercados financeiros “Sell in May and go away” (Venda em maio e vá embora) pode não funcionar em 2012, alerta um relatório de estratégia de mercado do Citi. “Este ano, devido à queda registrada em março, os padrões históricos talvez não sejam muito úteis”, afirmam Jason Press, Nicolas Riva e Julio R Zamora, que assinam a análise.

A bolsa caiu 2% no mês passado. O movimento foi praticamente isolado do resto do mundo.

Ainda assim a renda variável segurou um primeiro trimestre de alegria, mas o início de abril tem sido traiçoeiro e talvez tenha antecipado em um mês o famoso jargão. A queda até agora do Ibovespa (IBOV) está em torno de 4,3%. O comportamento, desta vez, se reflete nos principais mercados internacionais.

México vs Brasil

Os comentários do Citi estão em uma análise que compara os mercados de ações do Brasil e do México e que revela um comportamento pouco comum nos últimos meses. O país da América do Norte teve um desempenho superior ao brasileiro em nove dos últimos 12 meses. Segundo o banco, na média dos últimos 10 anos, o Brasil teve uma performance mensal superior em 71 pontos-base. Incluindo os dividendos, a diferença salta para 86 pontos-base.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados