São Paulo - A agência de classificação de risco Moody's rebaixou os ratings dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Maranhão, bem como das cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, nesta quarta-feira, 24.

A ação veio na esteira do rebaixamento do rating do Brasil em dois graus, de Baa3 para Ba2, com perspectiva negativa, também nesta quarta-feira.

Com isso, o país perdeu o grau de investimento pela agência.

Segundo a Moody's, o rebaixamento foi motivado pela perspectiva de mais deterioração nas métricas de crédito do Brasil, em um ambiente de baixo crescimento, com a dívida do governo podendo superar 80% do Produto Interno Bruto (PIB) dentro de três anos.

A agência afirma que o rebaixamento dos estados e municípios "reflete, principalmente, as próximas ligações macroeconômicas e institucionais entre os governos municipais e estaduais e o governo federal".

"Na visão da Moody's, a contínua deterioração da economia brasileira e a posição fiscal do País têm um impacto direto no ambiente operacional dos Estados e cidades".

Tópicos: Belo Horizonte, Minas Gerais, Cidades brasileiras, Crise econômica, Estados brasileiros, Maranhão, Moody's, Paraná, Rio de Janeiro, Metrópoles globais, São Paulo