Aguarde...

Petróleo | 09/10/2013 08:27

Minoritários da OGX processam Eike, Bolsa e CVM

O economista Aurélio Valporto acusa o empresário de fraude ao divulgar perspectivas exageradamente otimistas sobre reservas de petróleo

Vinicius Neder, do

FERNANDO CAVALCANTI

Eike Batista durante a oferta pública inicial de ações da petrolífera OGX, na Bovespa, em 2008

Eike, no IPO da OGX, em 2008: de outubro de 2009 a maio de 2012, a OGX fez 55 anúncios de descoberta de petróleo ou declarações de comercialidade

Rio - O economista Aurélio Valporto, acionista minoritário da OGX, acusa o empresário Eike Batista e a empresa petroleira de fraude ao divulgar perspectivas exageradamente otimistas sobre reservas de petróleo.

Sugere ainda que há indícios de uso de informações privilegiadas na compra e venda de ações por parte do controlador da companhia na época da divulgação dos fatos relevantes.

Entre os indícios compilados em relatório por Valporto - integrante de um grupo de acionistas que pretende entrar com ação judicial contra a OGX - está a divulgação, em fato relevante de janeiro de 2012, da “presença de hidrocarbonetos no poço 1-OGX-63-SPS, no bloco BM-S-57, na Bacia de Santos”. O bloco seria devolvido, sem alarde, um ano depois.

O minoritário afirma que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a BM&FBovespa foram negligentes ao não cobrar rigor na divulgação de informações pela OGX.

O grupo de minoritários pretende ir à Justiça não apenas contra a OGX, mas também contra Eike, Bolsa e CVM. A OGX e a BM&FBovespa não comentaram as acusações. Já a CVM afirma, em nota, que o “dever de comunicação de fatos relevantes, internos ou externos, é atribuído exclusivamente à companhia”.

Boas notícias em série

De outubro de 2009 a maio de 2012, a OGX fez 55 anúncios de descoberta de petróleo ou declarações de comercialidade (que indicam que a área vai virar um campo produtor).

No caso da divulgação da descoberta do 1-OGX-63-SPS, em 16 janeiro de 2012, o fato relevante da OGX não mencionava estimativa de reservas. Porém, circulou no mercado que o reservatório teria até 3 bilhões de barris. As ações da petroleira fecharam em alta de 5,37% no dia.

 

 

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados