As mais caras

São Paulo - As empresas desta lista têm sido negociadas acima do seu valor patrimonial na BM&FBovespa. Ou seja, o mercado está pagando por elas mais do que elas valem, considerando apenas a soma de seus patrimônios.

Para saber disso é preciso olhar para o múltiplo preço/valor patrimonial por ação (P/VPA), que é um dos indicadores da análise fundamentalista. Se o resultado dessa relação for maior que um, o múltiplo indica que a empresa pode estar cara na Bolsa. Se for menor, a ação pode estar barata. 

A interpretação de caro e barato deve levar em conta outros fatores que não são considerados no múltiplo P/VPA. O valor patrimonial não incorpora, por exemplo, bens intangíveis, como eventuais patentes da companhia. Por isso o indicador não deve ser o único considerado para a tomada de decisão de investimento.

Navegue pelas fotos e descubra quais são as 30 empresas do Ibovespa que estão mais sobrevalorizadas levando em conta o múltiplo P/VPA. O levantamento foi feito pela consultoria Economática e considera os preços de 16 de fevereiro de 2016.

Tópicos: Ambev, Bebidas, Empresas, Bebidas e fumo, Empresas belgas, Empresas abertas, B2W, Lojas Americanas, Varejo, Comércio, Empresas brasileiras, Ações, BB Seguridade, Braskem, Química e petroquímica, BRF, Sadia, Alimentação, Alimentos processados, Carnes e derivados, CCR, Setor de transporte, Cetip, Serviços financeiros, Empresas americanas, Cielo, CPFL, Energia elétrica, Serviços, CSN, Siderúrgicas, Siderurgia, Siderurgia e metalurgia, Economática, EcoRodovias, Embraer, Empresas de tecnologia, Holdings, Equatorial, Estácio, Setor de educação, Fibria, Papel e celulose, Papel e madeira, Hering, Têxteis, Roupas, calçados e acessórios, Hypermarcas, Indústrias em geral, Ibovespa, Mercado financeiro, Klabin, Localiza, Serviços diversos, Franquias, Marfrig, Multiplan, Shopping centers, Imóveis comerciais e shoppings, Natura, Indústria de cosméticos, Qualicorp, Setor de saúde, RaiaDrogasil, Renner, Smiles, Programas de fidelidade, Suzano, Tractebel, Ultrapar, WEG, Equipamentos, máquinas e peças