São Paulo - Confira as principais novidades desta sexta-feira (08):

1 - Ações chinesas sobem após suspensão de "circuit breaker". Os principais índices acionários da China recuperaram algum terreno nesta sexta-feira após Pequim suspender o mecanismo de "circuit breaker" que paralisou as operações duas vezes nesta semana, sendo considerado culpado pela exacerbação das vendas generalizadas do mercado que deveria limitar.

2 - Telecom Italia diz não estar em contato com a Oi. A Telecom Italia não manteve contatos com a Oi sobre a ideia de unir seus ativos no Brasil, disse nesta sexta-feira um porta-voz do grupo de telecomunicações italiano que é dono da TIM no Brasil.

3 - Maior acionista da Oi dispara com pedido de indenização. As ações da Pharol-SGPS, maior acionista da Oi, disparavam cerca de 4% nesta sexta-feira, após a empresa ter colocado na Justiça portuguesa uma ação contra a Deloitte, exigindo uma indenização pelas graves perdas que sofreu com o calote das aplicações em dívida emitida pelo falido Grupo Espírito Santo (GES), segundo operadores.

4 - Os 50 carros que os brasileiros mais compraram em 2015. Durante todo o ano de 2015, foram vendidos 2,12 milhões de carros novos. Em relação ao ano anterior, as vendas caíram 24,06%, segundo dados da Fenabrave.

5 - Petrobras terá corte de 9% no orçamento previsto para 2016. O orçamento da Petrobras deste ano será de R$ 75,6 bilhões, 9% menor do que o de 2015, segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), sancionada pela presidente Dilma Rousseff há uma semana.

6 - Boeing entrega 762 aviões em 2015 e supera estimativas. A Boeing disse nesta quinta-feira que entregou 762 jatos em 2015, superando sua meta de 755 a 760 aviões com a companhia entrando em seu ano centenário.

7 - PDG assina acordo para venda de ativos avaliados em R$461 mi. A PDG Realty pretende vender terrenos e imóveis avaliados em 461 milhões de reais para reduzir dívida e reforçar seu caixa, informou nesta quinta-feira.

8 - Termina sem acordo reunião da CSN com sindicato de usina. Uma reunião entre representantes da CSN e o sindicato de metalúrgicos de Volta Redonda terminou sem acordo nesta quinta-feira, com impasse sobre questões como aumento da jornada dos trabalhadores de seis para oito horas diárias, informou a entidade trabalhista.

9 - Inflação foi de 0,96% em dezembro e fechou 2015 em 10,67%. A inflação no Brasil foi de 0,96% no mês de dezembro, divulgou hoje o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com isso, o ano passado fechou com inflação de dois dígitos em 10,67%. É o maior número desde 2002, quando chegou a 12,53%, e bastante acima dos 6,41% registrados em 2014.

10 - Wembley aprova OPA para deixar de ser companhia aberta. O Conselho de Administração da fabricante de roupas Wembley aprovou a realização de oferta pública de aquisição de ações (OPA) para o cancelamento de seu registro de companhia aberta, segundo fato relevante publicado nesta sexta-feira.

Tópicos: Ações, Boeing, Empresas, Empresas americanas, Cade, Carros, Autoindústria, Veículos, Ásia, China, CSN, Siderúrgicas, Siderurgia, Siderurgia e metalurgia, Empresas brasileiras, Empresas abertas, Inflação, Brasil Telecom, Oi, 3G, Telecomunicações, Telemar, Operadoras de celular, Serviços, Empresas portuguesas, OPA, PDG, Construção civil e intermediação, Petrobras, Capitalização da Petrobras, Estatais brasileiras, Petróleo, gás e combustíveis, Empresas estatais, Indústria do petróleo, Pão de Açúcar, Supermercados, Varejo, Comércio, Empresas francesas, Telecom, Telecom Italia, TIM, Empresas italianas, Roupas, calçados e acessórios