Dólar R$ 3,15 -0,84%
Euro R$ 3,73 0,61%
SELIC 9,25% ao ano
Ibovespa -0,93% 67.959 pts
Pontos 67.959
Variação -0,93%
Maior Alta 1,69% LAME4
Maior Baixa -3,22% JBSS3
Última atualização 17/08/2017 - 16:06 FONTE

Moody’s rebaixa nota de avaliação de Portugal

Agência também atribuiu perspectiva negativa ao novo rating

Londres – A agência de classificação de risco Moody’s Investors Service rebaixou o rating da dívida soberana de longo prazo de Portugal para Ba2, de Baa1, e atribuiu perspectiva negativa ao novo rating. A classificação da dívida de curto prazo de Portugal foi rebaixada para “(P) Not Prime”, de “(P) Prime-2”.

Segundo a Moody’s, os fatores que levaram ao rebaixamento com perspectiva negativa são “o risco crescente de que Portugal vá requerer uma segunda rodada de financiamento oficial antes que possa voltar ao mercado privado, e a possibilidade crescente de que a participação de credores do setor privado seja requerida como precondição” e “as preocupações elevadas de que Portugal não seja cumprir totalmente as metas de redução e de estabilização de dívida estabelecidas em seu acordo de crédito com a União Europeia e o FMI, devido aos desafios formidáveis que o país enfrenta na redução dos gastos, na redução da evasão de impostos, na recuperação do crescimento econômico e no apoio ao sistema bancário”.

A Moody’s também disse que “embora o rating Ba2 de Portugal indique um risco muito menor de reestruturação do que o rating Caa1 da Grécia, a evolução da postura da União Europeia na direção de prover apoio oficial é um fator importante para Portugal, porque implica um risco crescente de que a participação do setor privado possa se tornar uma precondição para rodadas adicionais de empréstimos oficiais para Portugal, também no futuro. Essa mudança é significativa não só porque poderá desencorajar novos créditos do setor privado no futuro, como reduzir a probabilidade de Portugal seja capaz de reconquistar, em breve, o acesso ao mercado em termos sustentáveis”. As informações são da Dow Jones.