Investidores chineses comemoram novo regulador

Liu Shiyu, indicado no fim de semana para substituir Xiao Gang, herda as consequências da queda de quase 50 por cento dos principais índices chineses

Xangai/Pequim – O novo chefe do órgão regulador do mercado de capitais chinês, Liu Shiyu, ex-integrante do banco central, tem um trabalho duro em suas mãos, que inclui administrar o enorme peso das expectativas de milhões de pequenos investidores que sofrem com o recente colapso do mercado acionário.

Liu, indicado no fim de semana para substituir Xiao Gang, herda as consequências da queda de quase 50 por cento dos principais índices chineses ante os picos atingidos em junho, atribuída a uma confluência de erros cometidos por uma série de reguladores.

Embora Liu não tenha experiência no mercado de capitais e seu currículo lembre muito o de Xiao –e de outros chefes anteriores da Comissão Reguladora do Mercado de Capitais Chinês– alguns supersticiosos estão depositando suas esperanças em seu signo de nascença no zodíaco chinês, o touro.

Na segunda-feira, no primeiro dia de operações desde sua nomeação, o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu a seu maior nível em quase um mês.

Poucos analistas esperam reformas muito radicais de Liu no curto prazo, e nem que sua indicação seja necessariamente um sinal da aproximação de mudanças dramáticas por parte de Pequim.