Índices asiáticos sobem por Grécia, à espera de Fed

Cingapura – As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta nesta quarta-feira, após o governo grego ganhar um voto de confiança, conforme esperado, levando investidores a direcionar as atenções para a coletiva do chairman do Federal Reserve após a decisão de política monetária nos Estados Unidos.

O resultado da votação na Grécia impulsionou os mercados de ações asiáticos. O índice Nikkei da bolsa de valores de Tóquio subiu pelo terceiro dia seguido, e encerrou com alta de 1,8 por cento.

Investidores cobriram posições vendidas após os papéis sofreram uma recente queda. As ações da Sony e da Toshiba apuraram ganhos na esperança de que os pregões norte-americanos possam subir, disseram operadores.

Empresas de serviços financeiros também figuraram entre as de melhor desempenho, acompanhando a alta do setor em outros mercados com o otimismo de que a votação de Atenas seja um passo rumo a uma resolução para a crise de dívida na Europa, uma das mais persistentes preocupações dos mercados.

“O mercado subiu por conta da Grécia, é uma alta temporária… Podemos ver mais alguma cobertura de posições vendidas durante a tarde, mas é por isso (pela votação na Grécia) –os fundamentos não mudaram em nada”, disse Mitsushige Akino, presidente da área de gestão de fundos da Ichiyoshi Investment Management.

A bolsa de Seul subiu 0,77 por cento, a 2.063 pontos. Em Hong Kong, o mercado teve variação positiva de 0,04 por cento, a 21.859 pontos. Em Taiwan, o mercado avançou 0,27 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai teve valorização de 0,11 por cento.

Cingapura encerrou em queda de 0,35 por cento e Sydney fechou com ganho de 0,54 por cento Às 7h46 (horário de Brasília), o índice MSCI de ações da região Ásia-Pacífico, com exceção do Japão, subia 0,38 por cento, a 467,6 pontos.