Falha eletrônica distorceu valor de ações na Nasdaq na segunda

As ações da Amazon e da Microsoft pareceram perder mais da metade de seu valor, enquanto os papéis da Apple pareceram ter mais do que dobrado

Nova York  – Os preços de várias ações listadas na bolsa norte-americana Nasdaq pareceram mostrar grande volatilidade, de queda ou de alta, em alguns websites logo após o fechamento do mercado na segunda-feira, aparentemente devido a uma falha relacionada a dados que rodam em mercados amplamente automatizados.

Por volta das 18h30 da segunda-feira, as ações da Amazon e da Microsoft pareceram perder mais da metade de seu valor, enquanto os papéis da Apple pareceram ter mais do que dobrado.

O Google, da Alphabet e as ações do eBay aparentaram ter sido precificados a 123,47 dólares em alguns sites de notícias financeiras na noite de segunda-feira.

Os preços reais das ações não foram afetados e nenhum negócio foi concluído sob preços errados, confirmou um porta-voz da Nasdaq.

A Nasdaq declarou que estava investigando o uso indevido de dados de teste distribuídos por terceiros. Os preços no site da bolsa não foram afetados.

O teste de software de bolsa é exigido pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) e acontece regularmente para ajudar a prevenir falhas eletrônicas, muitas vezes usando símbolos de teste e dados históricos.

Veja também