Dólar R$ 3,15 -1,03%
Euro R$ 3,70 0,06%
SELIC 9,25% ao ano
Ibovespa 1,09% 68.715 pts
Pontos 68.715
Variação 1,09%
Maior Alta 4,27% BBSE3
Maior Baixa -2,04% JBSS3
Última atualização 18/08/2017 - 17:20 FONTE

Falência na Oi; Bolsa -1,17%…

Bolsa cai 1,17%

O Ibovespa fechou nesta quarta-feira com queda de 1,17% num dia de baixa do petróleo e da apresentação do relatório da reforma da Previdência. As ações preferenciais da Petrobras caíram 3%, e as ordinárias, 2,6%, enquanto o preço do petróleo recuou 3,4%. Para analistas pesou também as novas concessões feitas no relatório da reforma da Previdência, que aumentaram o temor de mais alterações no texto. Chama a atenção ainda o movimento das ações do Banco do Brasil, que caíram 3,4% num dia em que a Polícia Federal deflagrou a Operação Conclave, que envolve outro banco público, a Caixa Econômica (veja no Resumo de Brasil).

_

Finalmente o resultado da Usiminas

Após várias notícias sobre o vazamento de seus resultados, a siderúrgica Usiminas informou na tarde desta quarta-feira que teve lucro de 108 milhões de reais no primeiro trimestre. Foi o primeiro resultado positivo após dez trimestres seguidos de perdas. Mais cedo, o jornal Valor Econômico publicou que a companhia teve lucro próximo de 110 milhões de reais de janeiro a março. Na segunda-feira, a empresa havia informado que teve lucro de 121 milhões de reais no primeiro bimestre, após outro vazamento noticiado durante o fim de semana. As ações da companhia chegaram a subir 6% durante o dia, mas fecharam em alta de 0,76%.

_

Porta dos Fundos comprada

A Viacom, dona dos canais MTV e Nickelodeon, anunciou nesta quarta-feira a aquisição de uma participação majoritária do grupo de humor Porta dos Fundos. O grupo é responsável por um dos canais de maior audiência do YouTube. Segundo Tereza Gonzalez, presidente do Porta dos Fundos, o negócio ajudará o grupo a expandir seus trabalhos e levar o conteúdo para outros países. Além do canal no YouTube, o Porta dos Fundos possui uma linha de produtos licenciados, aplicativos, games, séries de TV e filme.

_

Falência da Oi na Holanda

O grupo de telecomunicações Oi informou que uma corte de Amsterdã, na Holanda, decretou a falência da Oi Brasil Holdings Coöperatief U.A. e da PTIF (Portugal Telecom International Finance), suas subsidiárias naquele país. Anteriormente, a Justiça holandesa havia determinado a suspensão de pagamentos por parte da empresa — um dos veículos financeiros da Oi na Holanda — a seus credores. “Esta decisão está restrita à jurisdição e lei holandesas, não é definitiva e está sujeita a recurso perante a Suprema Corte Holandesa. A Oi reitera que Oi Brasil Holdings e Portugal Telecom International Finance continuam em recuperação judicial no Brasil”, afirmou a companhia em comunicado à imprensa.

_

Dívida cresce até 2022

O Fundo Monetário Internacional projeta que a dívida bruta brasileira deve crescer até 2022, atingindo 87,8% do produto interno bruto. O nível será o mais alto de um grupo de 39 países emergentes. De acordo com o relatório Monitor Fiscal, divulgado nesta quarta-feira, o setor público brasileiro voltará a ter superávits apenas em 2020. Apesar disso, a trajetória estimada é mais favorável do que a da edição de outubro do documento, que apontava para uma dívida bruta de 93,6% do PIB em 2021.