Estácio cai 4%; Recorde de saques…

Confusão na Estácio

As ações do grupo educacional Estácio caíram 3,8% nesta quarta-feira – a maior queda do Ibovespa. O motivo: seu presidente interino, Chaim Zaher, renunciou ao cargo 20 dias após ter assumido o cargo. Agora, Chaim retorna ao conselho de administração para votar a fusão da companhia com a Estácio e deve criar empecilhos para a transação. O executivo já disse que busca crédito para fazer uma proposta para a companhia. Além dele, nesta quarta-feira, o diretor de gente e gestão da Estácio, Miguel Filisbino Pereira de Paula, também renunciou ao cargo. As ações da Kroton caíram 2%.

_

Meta ainda hoje?

O presidente Michel Temer quer anunciar ainda hoje a meta fiscal para 2017, segundo informações do jornal Valor Econômico. Temer convocou uma reunião no Planalto para às 19h e o anúncio deve vir após o término. A expectativa é de que o déficit fique entre 150 bilhões e 155 bilhões de reais.

_

Juros nos EUA distantes…

Em dia de forte volatilidade, o Ibovespa fechou o dia com alta de 0,11%. A subida acontece em meio à recuperação no preço do petróleo e também à divulgação da ata da última reunião do banco central americano, o Federal Reserve, que sinalizou que os juros no país só devem subir quando ficarem claras as consequências do Brexit.  Nos destaques do dia, as ações ordinárias da siderúrgica CSN subiram 5,8% e as da Petrobras, 3%.

_

O lucro dos swaps

O Banco Central lucrou 69,6 bilhões de reais com operações de câmbio, chamadas de swap cambial, no primeiro semestre deste ano. No mesmo período de 2015 houve um prejuízo de 33 bilhões de reais. As intervenções continuam neste início de segundo semestre, o Banco Central interveio no câmbio pela quarta sessão consecutiva nesta quarta-feira. A moeda subiu 1% e fechou a 3,34 reais.

_

Novo comando na Decolar

Quatro meses após perder seu presidente para a concorrente CVC, a empresa de turismo Decolar.com anunciou novo comando. Será André Alves, ex-executivo de companhias como as varejistas Renner e Saraiva. Segundo a Decolar, Alves terá como objetivo reforçar o uso de tecnologia da plataforma, para garantir que ofertas mais customizadas à clientela, especialmente para quem compra pelo smartphone.

_

Recorde de saques

Os saques na poupança superaram os depósitos em 42,6 bilhões de reais no primeiro trimestre deste ano. O resultado foi o pior para um primeiro semestre desde o início da série histórica, 1995. A retirada acontece em um momento de recessão econômica e juros altos – que tornam outras aplicações mais atrativas. No mesmo período do ano passado, o resultado negativo ficou em 98,5 bilhões de reais.