Em alta na Bolsa, Vale acumula ganhos de 18% na semana

O cade aprovou sem restrições a compra pela japonesa Mitsui de uma participação na mina de carvão Moatize

São Paulo – As ações preferenciais da Vale seguem alta nesta quinta-feira. Hoje, os papéis registravam ganhos de 6,43% na máxima do dia. Na semana, os papéis da companhia acumulam ganhos de 17,80%.

Hoje, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a compra pela japonesa Mitsui de uma participação na mina de carvão Moatize, da mineradora Vale em Moçambique.

A operação consiste na aquisição pela Mitsui de 15% da participação da Vale na ValeMoçambique (VM). A VM é dona de 95% da mina de Moatize.

A mina localizada na província de Tete produz carvão metalúrgico, principalmente, e carvão térmico, subsidiariamente.

Na época do anúncio do acordo, em dezembro do ano passado, a Vale disse que a participação da mineradora na Vale Moçambique adquirida pela Mitsui tinha valor atribuído de 450 milhões de dólares, mas que número final dependia de metas de produção para o projeto.

Trimestre
Ontem, a Vale divulgou que entre janeiro e março deste ano teve sua maior produção de minério de ferro para um primeiro trimestre.

No total, a mineradora produziu 74,5 milhões de toneladas de minério de ferro no período, um aumento de 4,9%, na comparação com o primeiro trimestre do ano passado.