Dólar passa a operar em baixa com melhora no exterior

São Paulo – O dólar operava em baixa frente ao real nesta segunda-feira, após registrar alta no começo da sessão, acompanhando a melhora na percepção de risco dos mercados internacionais.

Às 11h10 (horário de Brasília), a divisa dos Estados Unidos era negociada a 1,8444 real para venda, em desvalorização de 0,36 por cento . A cotação subiu 0,55 por cento na sexta-feira. “Ao longo da semana passada, observamos diversos indicadores favoráveis relacionados à economia norte-americana, como o índice ISM da indústria e os dados do mercado de trabalho”, explicou a equipe do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, em relatório diário, justificando a melhora dos mercados.

Nesta sessão, sem dados econômicos nos Estados Unidos, o que se destacava era o saldo comercial da Alemanha, que surpreendeu ao subir em novembro. No domingo, a China anunciou que seus bancos aceleraram o ritmo de concessão de crédito no fim de 2011, em linha com o afrouxamento monetário iniciado recentemente.

Isso deve reforçar expectativas de que Pequim revele mais medidas pró-crescimento. Em relação a uma cesta de moedas, o dólar exibia leve baixa. O índice europeu de ações operava no azul e os futuros do índice S&P 500 também apontavam uma abertura em alta modesta para o pregão em Nova York.