Depósitos na linha overnight do BCE têm novo recorde

Nível dos depósitos estão elevados desde agosto de 2011, enquanto os bancos preferem usar a linha do Banco Central Europeu como porto seguro para o excesso de caixa

Frankfurt – O uso da linha de depósitos overnight do Banco Central Europeu (BCE) mais uma vez atingiu recorde histórico, refletindo a tensão no mercado de crédito interbancário e o excesso de liquidez no sistema financeiro. Os bancos depositaram 463,565 bilhões de euros na linha do BCE na sexta-feira, em comparação com 455,299 bilhões de euros na quinta-feira.

O nível dos depósitos estão elevados desde agosto de 2011, enquanto os bancos preferem usar a linha do BCE como porto seguro para o excesso de caixa em vez de emprestar para outros bancos. Nas últimas semanas, o uso da linha atingiu recordes repetidamente, depois de o BCE ter inundado o mercado com liquidez em dezembro na forma de quase 1 trilhão de euros em empréstimos de longo prazo.

Os bancos estão cada vez mais relutantes em fazer empréstimos para outras instituições financeiras por causa de preocupações com a exposição delas à dívida soberana de alto risco da zona do euro.

Ao mesmo tempo, os bancos tomaram emprestados 1,391 bilhão de euros na linha overnight do BCE na sexta-feira, em comparação com 1,861 bilhão de euros na quinta-feira. As informações são da Dow Jones.