Bovespa sobe 1,70% hoje, mas perde quase 2% na semana

O Ibovespa encerrou o dia com ganho de 1,70%, aos 54.330,51 pontos

São Paulo – A Bovespa conseguiu interromper a sequência de quatro quedas seguidas e terminou o esta sexta-feira no azul. O mérito é atribuído a alta das ações da Petrobras, após o reajuste do diesel anunciado na véspera. A divulgação no fim da noite de quinta-feira do Produto Interno Bruto (PIB) da China animou os investidores, ao mostrar que a desaceleração do crescimento está ocorrendo de forma gradual. Além disso, o bom desempenho em Nova York, em razão de resultados corporativos, também pesou positivamente.

Com isso, o Ibovespa encerrou o dia com ganho de 1,70%, aos 54.330,51 pontos. Na semana, no entanto, o índice não conseguiu reverter as perdas (-1,92%). No mês e no ano o recuo é de 0,04% e 4,27%, respectivamente. O giro financeiro ficou em R$ 5,666 bilhões.

Um profissional lembrou que na segunda-feira acontece o vencimento de opções sobre ações e que até quinta-feira alguns exercícios estavam fora do páreo. No entanto, nesta sexta-feira, a alta do Bolsa permitiu a volta desses vencimentos na disputa. “O mercado está agitado e deu condições para mais disputa de opções”, disse.

As ações da Petrobras encerraram com valorização de 5,63% a ON e 5,22% a PN. A estatal informou que irá promover um reajuste de 6% no preço de venda do diesel nas refinarias. O aumento é o segundo no prazo de apenas três semanas e o novo valor vigorará a partir de segunda-feira.

No mercado internacional, o contrato de petróleo com vencimento em agosto fechou com valorização de 1,18%, a US$ 87,10 o barril.

Vale ON registrou ganho de 2,13% e PNA, +1,84%, influenciada pela alta do metais, que também foram impactados pelo fator China.

O país asiático informou que o PIB do país cresceu 7,6% no segundo trimestre do ano, dentro do esperado. A produção industrial apresentou expansão de 9,5% em junho ante o ano anterior e abaixo das expectativas. Esses números confirmaram que a desaceleração econômica está ocorrendo de forma gradual, mas também fizeram crescer a possibilidade de que o governo do país adote políticas de incentivo a economia.

Em Nova York, o tom foi ditado ainda pelo resultado do JPMorgan acima do esperado no segundo trimestre deste ano. O índice Dow Jones encerrou com ganho de 1,62% o S&P 500 subiu 1,65% e o Nasdaq avançou 1,48%.