Bolsas chinesas fecham estáveis com dados da indústria e varejo

Índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou em leve queda de 0,12 por cento

Xangai / Tóquio – Os mercados acionários chineses fecharam praticamente estáveis nesta terça-feira, com dados de vendas do varejo e da produção industrial melhores do que o esperado estimulando a procura por barganhasdepois da queda da sessão anterior.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,12 por cento, enquanto o índice de Xangai teve variação positiva de 0,08 por cento.

A China registrou em novembro o maior crescimento de vendas no varejo no ano, enquanto a alta da produção de aço elevou a produção industrial, mas o investimento privado começou a diminuir novamente, deixando a economia mais dependente dos gastos do Estado e da dívida.

O restante da região apresentou alta, em meio à expectativa pelo resultado da reunião de política monetária do Federal Reserve, banco central norte-americano, que deve elevar a taxa de juros.

Os mercados financeiros estão focados em como o Fed vai dirigir a política monetária na esteira da vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha alta de 0,11 por cento às 7:47.