As empresas que mais ganharam valor de mercado em 2016

Levantamento produzido pela Economatica, a pedido de EXAME.com, mostra as companhias que se tornaram ainda mais valiosas neste ano

São Paulo — O ano de 2016 pode não ter sido dos melhores para muitas empresas, mas, pelo menos para a Petrobras, há motivos para comemorar: a estatal é a companhia listada na Bolsa que mais ganhou valor nos últimos 12 meses. 

Em 2016, o valor de mercado da petroleira mais do que dobrou, ao passar de 101,3 bilhões de reais para 205,2 bilhões de reais. Em termos simples, o valor de mercado de uma empresa é obtido ao multiplicar o número de ações pelo valor dos papéis.

Com a crise econômica e uma enxurrada de denúncias de corrupção, a petroquímica viu seus papéis derreterem no final de 2014. O mau humor dos investidores só deu uma trégua neste ano, após mudanças na gestão da companhia e a implantação de um plano de desinvestimentos.

Na tabela abaixo, você encontra as 20 companhias que, assim como a Petrobras, se tornaram mais valiosas em 2016. Os números são de um levantamento produzido pela consultoria Economatica, a pedido de EXAME.com.

Empresas que mais ganharam valor em 2016

(Reprodução/Infogr.am)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Leandro Custódio de Souza

    Na sua tabela quem aparece em primeiro eh o Itau! Um ou outro esta errado.

    1. Leandro Custódio de Souza

      Ta certo.