Dólar R$ 3,27 -0,54%
Euro R$ 3,65 0,07%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,36% 64.085 pts
Pontos 64.085
Variação 1,36%
Maior Alta 4,89% RADL3
Maior Baixa -6,09% JBSS3
Última atualização 26/05/2017 - 17:20 FONTE

Aplicativo avisa quando Trump tentar derrubar uma ação

Tweets do presidente eleito dos EUA já fizeram com que várias empresas despencassem na bolsa; app avisa investidores das críticas do republicano

São Paulo — Toda vez que Donald Trump publica uma mensagem no Twitter sobre uma empresa aberta, o mercado reage e as ações, em geral, despencam. Agora, um aplicativo norte-americano promete ajudar os investidores a acompanhar as opiniões polêmicas do presidente eleito dos EUA.

Com o republicano prestes a tomar posse, o aplicativo financeiro Trigger lançou uma nova funcionalidade: cada vez que Trump twitta sobre uma companhia, um alerta é enviado aos investidores que têm ações desta empresa em sua carteira. O programa é gratuito e está disponível para iPhone.

O aplicativo foi criado em meados de 2016 por uma ex-funcionária do JPMorgan e mais dois colegas que queriam levar informação em tempo real para investidores comuns. Segundo relata o site Business Insider, além do “alerta-Trump”, o usuário pode agendar outras notificações no app, como quando o preço de um papel atingir determinado nível.

Quem já foi alvo de Trump

O último alvo das mensagens de Trump foi a General Motors. Na última terça-feira (03), ele disse que a fabricante de carros “está enviando o modelo Chevy Cruze feito no México às concessionárias dos EUA sem tarifas” e ameaçou taxar a companhia. Em minutos, os papéis da GM caíram em torno de 1%.

No último mês, a Lockheed Martin, que fabrica produtos aeroespaciais, perdeu 3,5 bilhões de dólares em valor de mercado após o presidente eleito dos EUA publicar três linhas sobre ela.

Outra vítima foi a Boeing, que ficou 1,4 bilhão de dólares menos valiosa, após Trump propor o cancelamento de um contrato de compra com o governo dos Estados Unidos.