São Paulo – A Forbes divulgou seu ranking das maiores empresas de capital aberto do mundo. Entre as 25 primeiras, a Petrobras é a única brasileira a aparecer e fica na décima colocação. A estatal está melhor colocada que a Apple, que figurou em 22º.

Parece estranho, mas isso acontece porque a metodologia do ranking não inclui somente o valor de mercado. Embora selecione empresas apenas com papéis negociados no mercado financeiro, a inclusão dos outros itens reduz os efeitos da oscilação dos mercados do ranking. Os outros pontos considerados foram vendas, lucros e ativos. Todos com o mesmo peso.

Entre as 25 primeiras, destaque para as companhias dos Estados Unidos – a petroleira Exxon liderou o levantamento - e China, que emplacaram a maior parte delas. A primeira chinesa a aparecer é o banco ICBC, que em 2006 fez um dos maiores IPOs da história, ao captar 19 bilhões de dólares.

O ranking completo traz 2 mil companhias que, juntas, têm 36 trilhões de dólares em receita e 2,64 trilhões em lucro.

Clique nas fotos acima e confira ao lado o ranking das 25 maiores.

Tópicos: Apple, Empresas, Tecnologia da informação, Empresas americanas, Empresas de tecnologia, Exxon, Indústria do petróleo, Listas da Forbes, Petrobras, Capitalização da Petrobras, Estatais brasileiras, Petróleo, gás e combustíveis, Empresas brasileiras, Empresas estatais, Empresas abertas, Rankings, Listas