Agenda do dia tem IGP-DI, IPC-S, Focus, crédito ao consumo nos EUA

No calendário corporativo americano, a Alcoa Inc. divulga resultados. No Brasil e na Europa, não estão previstos os balanços que possam ter impacto nos mercados

São Paulo – O Banco Central divulga sua pesquisa semanal Focus, com projeções de economistas do mercado para indicadores como inflação, juros, dólar, taxa básica de juros e Produto Interno Bruto, às 8:30, em seu website.

Para acompanhar

A Somar Meteorologia informa suas previsões meteorológicas para as lavouras de soja, café e milho, às 12:00.

A empresa de pesquisa Céleres divulga seu relatório sobre a produção de milho, às 12:00.

Governo

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa do encontro dos presidentes de bancos centrais na Suíça.

Balanços

No calendário corporativo americano, a Alcoa Inc. divulga resultados. No Brasil e na Europa, não estão previstas as veiculações de balanços que possam ter impacto nos mercados.

Empresas

A BM&FBovespa SA (BVMF3 BZ) disse que fundos administrados pela Lone Pine Capital LLC passaram a deter, até 5 de janeiro, 100,6 milhões de ações ordinárias, equivalentes a 5,1 por cento do total de ações.

A Mundial SA Produtos de Consumo (MNDL4 BZ) disse que a Hammers do Brasil Administração e Participações Ltda passou a deter 16,4 milhões de ações preferenciais, equivalentes a 12 por cento do total. A Hammers também passou a controlar 40,9 milhões das ações ordinárias, ou 28 por cento do total, disse a Mundial em comunicado.


A HRT Participações em Petróleo SA (HRTP3 BZ) disse que a BlackRock Inc. passou a deter, até 4 de janeiro, 273.215 ações, que representam 4,7 por cento do capital votante da companhia, de acordo com comunicado à Comissão de Valores Mobiliários.

A JBS SA (JBSS3 BZ) disse que vai fechar a unidade em Venado Tuerto, na Argentina, já suspensos desde dezembro. A JBS também disse que segue com suas operações nas unidades argentinas de Rosario, Pilar e Pontevedra e que todos os compromissos assumidos com clientes serão cumpridos.

A EDP-Energias do Brasil SA (ENBR3 BZ) disse que a EDP-Energias de Portugal SA vai propor, em assembleia no dia 20 de fevereiro, o nome de Ana Maria Fernandes para diretora presidente da unidade brasileira, no lugar de Antônio Pita de Abreu. A companhia portuguesa também vai propor que Ana Maria seja substituída por João Manso Neto na presidência da EDP Renováveis, disse a EDP em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários.

Mercados

O Ibovespa teve alta de 0,1 por cento, para 58.600,37 pontos.

O dólar subiu 0,7 por cento, para R$ 1,8566.