Ações avançam após medida de estímulo do BCE

Índice japonês Nikkei fechou com alta de 1,05 por cento e as ações australianas e sul-coreanas também tiveram fortes ganhos

Tóquio – As ações asiáticas ampliaram o movimento de alta nesta sexta-feira depois que o Banco Central Europeu (BCE) lançou um programa de estímulo de compra de títulos que alimentou o apetite por risco de investidores.

O BCE deu o derradeiro passo de política monetária na quinta-feira ao lançar um programa de compra de títulos governamentais que irá injetar centenas de bilhões de euro em dinheiro novo na economia da zona do euro.

Sustentado pela alta global nos mercados acionários, o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão avançava 0,92 por cento às 8h01 (horário de Brasília), para máxima de oito semanas.

O índice japonês Nikkei fechou com alta de 1,05 por cento e as ações australianas e sul-coreanas também tiveram fortes ganhos.

“Embora o aspecto de compartilhamento de risco do plano tenha sido um pouco decepcionante, o esquema de ‘quantitative easing’ que o BCE decidiu superou bastante as expectativas do mercado. O presidente (Mario) Draghi provou que de fato é um ‘Super Mario'”, escreveu o economista sênior do SMBC Nikko Securities Yoshimasa Maruyama.