Dólar R$ 3,14 -1,22%
Euro R$ 3,71 -0,01%
SELIC 9,25% ao ano
Ibovespa 0,67% 70.478 pts
Pontos 70.478
Variação 0,67%
Maior Alta 7,42% GOAU4
Maior Baixa -1,99% SMLE3
Última atualização 23/08/2017 - 17:21 FONTE

10 novidades sobre o mercado que você precisa saber

Andrade Gutierrez oferece fatia da CCR no mercado

São Paulo – Confira as principais novidades desta segunda-feira:

1 – Petróleo começa semana em baixa, após dados do PIB chinês. Os futuros de petróleo começaram a semana em tom negativo, após dados mostrarem que o ritmo de crescimento da China diminuiu para o menor nível desde 2009. O Produto Interno Bruto (PIB) chinês teve expansão anual de 6,9% no terceiro trimestre, alimentando preocupações sobre a desaceleração do segundo maior consumidor mundial de petróleo.

2 – Andrade Gutierrez oferece fatia da CCR no mercado. O grupo Andrade Gutierrez, uma das 23 empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato, que investiga corrupção em contratos da Petrobras, começou a ofertar parte de seus ativos para grupos e fundos de investimentos estrangeiros. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que o conglomerado já ofereceu sua participação de 17% na concessionária CCR para pelos menos três grupos – os fundos Temasek e GIC, ambos de Cingapura, e a canadense Brookfield.

3 – Receita da Danone avança 4,2% no 3º trimestre. A fabricante de laticínios francesa Danone registrou receita de 5,641 bilhões de euros no terceiro trimestre de 2015, uma alta de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado ficou levemente abaixo das expectativas de analistas, que previam vendas de 5,7 bilhões de euros.

4 – C&A, Shoestock e outras que já fecharam lojas neste ano. Algumas redes do varejo estão tendo de fechar algumas lojas, consideradas pouco rentáveis, ou até se despedir do país de vez. Reunimos algumas das empresas que fizeram isso – até agora

5 – China tem no 3º trimestre crescimento mais baixo desde 2009. A economia chinesa registrou, no terceiro trimestre deste ano, o mais baixo crescimento desde o pico da crise financeira internacional (6,9%), mas dentro da meta do governo chinês para 2015, “cerca de 7%”.

6 – Política piora perspectivas para o país, diz Bank of America. As perspectivas para o Brasil ficaram mais sombrias e o Brasil aparece como tendo uma das situações mais problemáticas entre os principais mercados emergentes, em meio a um ambiente político conturbado e obstáculos importantes para tocar o ajuste fiscal.

7 – Carrefour cresce mais e pressiona Pão de Açúcar. A depreciação da moeda brasileira trouxe impactos negativos para os resultados das duas maiores redes de supermercados do País, o Carrefour e o Casino, controlador do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Entre analistas, o desempenho do Carrefour foi destaque, porque a rede tem presença maior em um dos formatos de lojas que mais têm tirado vantagem na crise: o atacarejo, uma mistura de atacado com varejo.

8 – Ex-presidente da Volks também deixa presidência da Porsche. Semanas após ter renunciado ao cargo de presidente global da Volkswagen, em decorrência do escândalo de fraude no sistema de controle de emissões de gases de veículos, Martin Winterkorn também deixará o cargo de presidente da Porsche Automobil, holding que detém 52% das ações da Volkswagen e é a maior acionista da montadora.

9 – Empresário norueguês é acusado de corrupção da Petrobras. O fundador da companhia norueguesa Sevan, de plataformas marítimas flutuantes, está entre os acusados pelas autoridades da Noruega de suborno e de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras.

10 – Air France anuncia demissão de mil funcionários em 2016. A Air France vai dispensar cerca de mil trabalhadores em 2016, no âmbito do plano de reestruturação social da companhia aérea, disse hoje (18) o presidente do Conselho de Administração do grupo Air France-KLM, Alexandre de Juniac.