10 novidades do mercado que você precisa saber

Corrupção na Petrobras pagava apoio a governo, diz executivo

São Paulo – Veja o que você precisa saber.

7 ações que podem ganhar com a Selic nas alturas. O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou um aumento de 0,5 ponto percentual na Selic. Com isso, a taxa básica de juros passou de 11,75% para 12,25%. A alta já era esperada pelo mercado e a expectativa é de que o Banco Central aumente novamente a taxa de juros em março.

2- Acionistas da PT SGPS aprovam venda da PT para Altice. A holding PT SGPS confirmou, em comunicado, que os seus acionistas decidiram aprovar a venda da operadora PT Portugal para o grupo francês Altice.

3- Morre rei Abdullah, da Arábia Saudita, diz TV estatal. Morreu o rei Abdullah, da Arábia Saudita, afirmou a televisão estatal na manhã de sexta-feira (horário local), e o irmão dele, Salman, assumiu o reinado, de acordo com um comunicado atribuído ao próprio Salman. O rei Salman nomeou Muqrin como príncipe herdeiro e seu sucessor.

4- Oi comemora venda do negócio operacional da Portugal Telecom. A Oi, dona da parte operacional da Portugal Telecom (PT-SGPS), comemorou a aprovação por parte da assembleia deacionistas, realizada em Lisboa, da venda do negócio da empresa portuguesa à luxemburguesa Altice.

5- Telefónica fecha venda da O2 para Hutchison, diz fonte. A Telefónica concordou em vender sua filial britânica O2 para a Hutchison Whampoa, em uma operação avaliada em mais de 10 bilhões de libras, disse uma fonte com conhecimento da operação.

6- Lançamentos da Gafisa caem 69% no 4º tri, mas vendas sobem. As vendas da Gafisa subiram no quarto trimestre, enquanto os lançamento no período caíram, em um período novamente marcado pela comercialização de estoques.

7- Corrupção na Petrobras pagava apoio a governo, diz executivo. A defesa do empresário Gérson de Mello Almada, vice-presidente da Engevix Engenharia, uma das empreiteiras que são alvo da Operação Lava Jato, afirmou em documento entregue à Justiça Federal que superfaturamentos em contratos da Petrobras foram usados para bancar o “custo alto das campanhas eleitorais” e para que o governo federal pagasse parlamentares em troca de apoio no Congresso Nacional.

8- Partido, Planalto e Lula não comentam denúncia de Almada. O Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PTinformaram, por meio de suas assessorias de imprensa, que não comentariam a denúncia de que a corrupção na Petrobras pagava apoio ao governo no Congresso, feita por meio de documento entregue pela defesa do empresário Gérson de Mello Almada, vice-presidente da Engevix.

9- Cresce a preocupação do brasileiro com a inflação. Entre 2012 e 2014 aumentou de 12% para 29% a proporção de brasileiros que colocam a inflação como uma das três prioridades deste mandato da presidente Dilma Rousseff.

10- Apesar da queda, desemprego alto ainda desafia a Espanha. O desemprego caiu na Espanha em 2014, mas se manteve em uma elevada taxa de 23,7%, sendo o maior desafio para a recuperação econômica vivida pelo país após seis anos de crise.