Dólar R$ 3,15 -1,03%
Euro R$ 3,71 0,32%
SELIC 9,25% ao ano
Ibovespa 0,35% 68.953 pts
Pontos 68.953
Variação 0,35%
Maior Alta 4,35% SUZB5
Maior Baixa -2,10% CMIG4
Última atualização 21/08/2017 - 12:39 FONTE

10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

Petrobras anuncia reajuste preços de gasolina e diesel; EUA divulgam nesta quarta-feira PIB do 4º tri e relatório de emprego

São Paulo – Aqui está o que você precisa saber.

1- Petrobras anuncia reajuste preços de gasolina e diesel. Os preços da gasolina A nas refinarias terão reajuste de 6,6 por cento e os do diesel subirão 5,4 por cento a partir de quarta-feira, informou a Petrobras nesta terça-feira. Os reajustes deverão ser repassados aos consumidores, mas não integralmente. Cada distribuidora pode mexer em sua margem para repassar esse valor em um percentual maior ou menor, e por isso é difícil calcular qual será o nível repasse de preço. A gasolina recebe atualmente uma mistura de 20 por cento de etanol, enquanto a do biodiesel no diesel é de 5 por cento. 

2- EUA divulgam PIB do 4º tri e relatório de emprego. Nos Estados Unidos, o principal evento do dia é a publicação da revisão do PIB americano do quarto trimestre, às 11h30. A estimativa do mercado é de crescimento de 1%. Às 11h15, o mercado conhece o indicador ADP. O relatório traz a situação do mercado de trabalho americano no setor privado e funciona como uma prévia para o mais aguardado Relatório de Emprego, programado para sexta-feira. A estimativa para o ADP é de criação de 175 mil vagas no mês de janeiro. Ainda hoje, às 17h15, o Banco Central americano (Federal Reserve) publica a sua decisão de política monetária. Não há expectativa de algum anúncio relevante.

3- Receita da Totvs cresce 7,9% no 4o tri; mira mais aquisições. A desenvolvedora de softwares Totvs registrou alta de 7,9 por cento na receita líquida do quarto trimestre, ajudada por avanços nas taxas de licenciamento e, principalmente, na manutenção de contratos, informou a empresa nesta terça-feira. No ano passado, a receita da empresa cresceu 10,5 por cento, para 1,4 bilhão de reais. 

4- Ação da Amazon alcança recorde após resultados trimestrais. A ação da Amazon atingiu um novo recorde nesta terça-feira após a maior rede de comércio online do mundo publicar resultados trimestrais melhores do que o esperado, impulsionada pelo crescimento das operações de margens maiores. O papel disparou 11 por cento para 288 dólares no after-market após os resultados. O lucro operacional da companhia baseada em Seattle disparou 56 por cento para 405 milhões de dólares no quarto trimestre, contra 260 milhões de dólares no quarto trimestre de 2011. 

5- Fitch pode reduzir rating dos EUA por teto da dívida. Os EUA correm o risco de um rebaixamento no rating de crédito, se os políticos não chegarem este ano a um consenso sobre o teto da dívida do governo. A avaliação é de Tony Stringer, diretor de Soberanos da agência de classificação de risco Fitch. Na segunda-feira, a Fitch manteve a classificação de crédito dos EUA no triplo-A, depois que os parlamentares norte-americanos concordaram em suspender o limite da dívida. No entanto, a agência poderá revê-la novamente, se não houver consenso no futuro.


6- Eletrobras pode demitir 15% dos funcionários após renovar concessões, diz Folha. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira, a Eletrobras espera que a adesão ao Plano de Demissão Voluntária (que já vinha sendo preparado antes da MP579) seja entre 10% e 15% de seu quadro – cerca de 3 mil funcionários em 2 anos. Por conta da MP, a Eletrobras deve ter perdas de 8 bilhões de reais. Segundo cálculos internos, seria necessário diminuir em 50% os gastos com pessoal e com serviços ligados a pessoal. 

7- RIM enfrentará dia do julgamento ao lançar BlackBerry 10. A inovadora linha de smartphones BlackBerry, que a Research In Motion vai formalmente apresentar nesta quarta-feira, já foi bem-sucedida em um objetivo crucial –trazer a RIM de volta para os assuntos do dia. O papel da RIM quase triplicou ao longo dos últimos quatro meses devido a esperanças de que o aparelho possa restaurar a RIM à prosperidade sustentada. 

8- Economia espanhola caiu 1,37% em 2012. A economia espanhola caiu 1,37% em 2012, depois de a contração ter se aguçado no último trimestre, antecipou nesta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Entre outubro e dezembro, a economia retrocedeu 0,7%, ou seja, queda mais de duas vezes maior do que a registrada no trimestre precedente (0,3%). 

9- Herdeiro do Sendas não recebeu valor pago por Pão de Açúcar. A venda do Sendas para o grupo Pão de Açúcar ainda é caso para ser discutido na Justiça. Isso porque, um dos herdeiros da varejista alega que não recebeu o que seria seu de direito pela operação e está cobrando sua parte judicialmente. As informações são do jornal Valor Econômico, desta quarta-feira.

10- IGP-M de janeiro fica em 0,34%, segundo FGV. O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) ficou em +0,34% em janeiro ante alta de 0,68% em dezembro, divulgou nesta quarta-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa anunciada ficou dentro do intervalo previsto nas estimativas do mercado financeiro (0,18% a 0,40%), mas acima da mediana (0,33%).

Bônus – O que pode fazer a OGX decolar na bolsa? O mercado continua a procurar o real valor da OGX (OGXP3). Após uma grande decepção no ano passado com números de exploração e produção abaixo do esperado, os investidores estão mais cautelosos ao precificar o futuro da empresa na bolsa. O Santander, que aumentou o preço-alvo às ações, levantou os quatro principais pontos que podem devolver pelo menos parte do valor de mercado que a petroleira de Eike Batista perdeu desde o ano passado.

Com EFE, Estadão Conteúdo, Reuters.