Vídeo da Vivo com “Tufão” não foi autorizado pela Globo

VML, agência responsável pela ação, tirou web filme do YouTube e do Facebook por determinação da emissora

São Paulo – O web filme lançado pela Vivo em que o ator Murilo Benício aparece interpretando o ex-jogador de futebol Tufão, da novela “Avenida Brasil”, não foi autorizado pela rede Globo, que detém os direitos de imagem do personagem, segundo a emissora.

A peça publicitária, que havia sido publicada no perfil da Vivo no YouTube e divulgada na fan page da operadora no Facebook na última segunda-feira (8), foi retirada do ar depois que Globo acionou a Vivo e as agências VML e Y&R, do Grupo Newcomm, de Roberto Justus, exigindo o cancelamento da campanha.

Em nota oficial enviada por e-mail pela Central Globo de Comunicação, a Globo afirmou que a campanha “se apropriou, sem sua concordância, da imagem do personagem ‘Tufão’ e do universo da novela ‘Avenida Brasil” e que, “além das notificações e de ir ao Conar, estuda uma ação de perdas e danos causados em razão da violação de seus direitos”. 

“Além de aética, a Globo considera que essa ação é ilegal porque desrespeita deliberadamente os direitos autorais da obra e do personagem e os demais envolvidos na criação e produção da novela”, diz o comunicado. 

O Grupo Newcomm assumiu a responsabilidade pela ação, informando que, de fato, os processos de aprovação de utilização de imagem “infelizmente não foram seguidos à risca”, e que os criativos envolvidos equivocadamente acreditaram que, por se tratar de uma ação restrita à internet, esta dispensaria a aprovação formal.

Segundo a assessoria de comunicação da empresa, Roberto Justus se retratou pessoalmente perante a rede Globo. Além de ter retirado o vídeo dos canais oficiais da Vivo na internet tão logo a Globo entrou em contato, a empresa destaca que está empenhada em impedir a reprodução na web.

O Grupo afirmou ainda que “já reforçou os cuidados relacionados aos processos de veiculação das ações digitais e reafirma o seu compromisso de seguir os mais altos padrões éticos que regem o mercado”.


Nas cenas do vídeo, o ator Murilo Benício aparecia interpretando o personagem Tufão, da novela Avenida Brasil, para destacar os benefícios da promoção Vivo Sempre Internet.

O comercial começava com o ex-jogador de futebol  contando que passou os últimos meses sendo o último a saber das coisas. Quando lamenta ter “arrumado coisa” para a sua cabeça, é interrompido por uma mensagem no celular, avisando que precisa ver as fotos anexas. Nessa hora, ele ri para a câmera  e afirma: essas fotos eu já vi.

Desde ontem, no entanto, quem procura pelo filme no perfil da Vivo no YouTube se depara com outro vídeo com o recado: “Procurando o vídeo da Vivo? Quem estava conectado viu”, em uma clara mensagem relacionada ao comercial anterior.

Em sua fan page no Facebook, a marca também apagou o filme. No lugar, deixou a mensagem: “Quem viu, viu. Quem não viu, tá desconectado. Internet todo dia, pra você não perder nada”.

Mesmo com a retirada do vídeo dos canais oficiais da Vivo, ainda é possível encontrá-lo no YouTube.

Assista ao segundo filme, publicado após a retirada do original

*Atualizada às 16h02min, com a nota de esclarecimento enviada à redação pela rede Globo.