Tim lança nova identidade e explora polêmica sobre internet

Tim revela seu novo posicionamento "Evoluir é Fazer Diferente"

Ignorando a polêmica em torno da possível aplicação de limite de franquia de dados sobre a banda larga fixa, a maioria das operadoras seguem seus cronogramas lançando campanhas de posicionamento para 2016. Mas o que pode soar negativo para uns, talvez seja a grande oportunidade de outros.

Este pode ser o caso da Tim, que divulga uma nova identidade e aproveita para se colocar a favor dos consumidores.

O reposicionamento, desenvolvido pelas agências W/McCann e Z+, conta com assinatura e logo. Com design simples, o novo símbolo foi desenvolvido para ser imediatamente identificado e é redefinição do visual do trigrama, as três ondas vermelhas que caracterizavam o logo anterior da marca.

Dividida em duas etapas, a campanha se deu início com uma fase teaser. As peças aplicadas em mídia exterior e online incluíam o novo ícone juntamente da hashtag #fazerdiferente, mas sem revelar que se tratava de uma ação da operadora. Em São Paulo, uma estrutura de mais de nove metros de altura foi instalada na Avenida Paulista, na praça do Shopping Cidade de São Paulo, com carregadores de bateria de celular, Wi-Fi e bancos, transformando o novo logo em um espaço de convivência.

A segunda fase da campanha – em que a Tim revela seu novo posicionamento “Evoluir é Fazer Diferente” – deu início no evento TIMx realizado na última quinta-feira (15), que reuniu convidados para conferirem palestras de pessoas que fizeram a diferença em seus ramos de atuação. Durante o evento, houve a transmissão de trechos no Periscope, onde foi revelado ao público em geral o novo logo e assinatura da marca.

A mesma ocasião ficou marcada pela declaração do presidente da companhia, Rodrigo Abreu, sobre a Tim não estar alterando seus planos de internet de banda larga fixa. Na sexta-feira, a marca publicou uma imagem com a aspa do executivo, promovendo o posicionamento no Facebook.

Já no domingo (17), foi lançado no comercial do Fantástico o filme “Atitude”, que promove o novo posicionamento. Nele, pessoas aparecem em cenas cotidianas, mas, em algum momento, agem para fazer a diferença.

A partir daí, a campanha segue de forma integrada nos diversos meios de comunicação, com TV aberta e fechada, mídia impressa, mídia exterior, cinema, rádio e mídia online, através de formatos de alto impacto em redes sociais, portais e sites verticais, além de links patrocinados.