Dólar R$ 3,28 0,39%
Euro R$ 3,69 0,45%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa -0,45% 62.975 pts
Pontos 62.975
Variação -0,45%
Maior Alta 9,25% JBSS3
Maior Baixa -4,17% CYRE3
Última atualização 25/05/2017 - 12:53 FONTE

Tecnologia pode permitir que anúncios sigam o olhar

"O sistema usa uma câmera que é colocada perto da tela", explica o pesquisador sênior Andreas Bulling. "Assim, não é preciso equipamento adicional"

São Paulo – Um grupo de pesquisadores da Universidade de Lancaster, na Inglaterra, está desenvolvendo uma tecnologia que irá permitir que usuários controlem a tela de seus televisores com o olhar e que os anunciantes consigam direcionar os anúncios de acordo com a visão do telespectador, conforme infoma a BBC.

A diferença para as tecnologias vigentes de rastreamento ocular é que o projeto Sideways promete rastrear até 14 pessoas simultaneamente.

“O sistema usa uma câmera que é colocada perto da tela”, explica o pesquisador sênior Andreas Bulling. “Assim, não é preciso equipamento adicional”.

Segundo os pesquisadores, uma grande “pedra no sapato” que o projeto pretende superar é o sistema e calibração. “A calibração consume tempo e é irritante”, diz Bulling.

Vale lembrar que o rastreamento do olhar não é algo totalmente novo. O próprio Galaxy S4, recém-lançado pela Samsung, “sabe” onde o usuário está olhando.

De acordo com a equipe, a novidade deve estar disponível no mercado em, aproximadamente, cinco anos.

Confira um vídeo onde usuários controlam o que está na tela com a tecnologia:




E você, gostaria que os anúncios seguissem seu olhar?