Tecnologia pode permitir que anúncios sigam o olhar

"O sistema usa uma câmera que é colocada perto da tela", explica o pesquisador sênior Andreas Bulling. "Assim, não é preciso equipamento adicional"

São Paulo – Um grupo de pesquisadores da Universidade de Lancaster, na Inglaterra, está desenvolvendo uma tecnologia que irá permitir que usuários controlem a tela de seus televisores com o olhar e que os anunciantes consigam direcionar os anúncios de acordo com a visão do telespectador, conforme infoma a BBC.

A diferença para as tecnologias vigentes de rastreamento ocular é que o projeto Sideways promete rastrear até 14 pessoas simultaneamente.

“O sistema usa uma câmera que é colocada perto da tela”, explica o pesquisador sênior Andreas Bulling. “Assim, não é preciso equipamento adicional”.

Segundo os pesquisadores, uma grande “pedra no sapato” que o projeto pretende superar é o sistema e calibração. “A calibração consume tempo e é irritante”, diz Bulling.

Vale lembrar que o rastreamento do olhar não é algo totalmente novo. O próprio Galaxy S4, recém-lançado pela Samsung, “sabe” onde o usuário está olhando.

De acordo com a equipe, a novidade deve estar disponível no mercado em, aproximadamente, cinco anos.

Confira um vídeo onde usuários controlam o que está na tela com a tecnologia:




E você, gostaria que os anúncios seguissem seu olhar?