Aguarde...

Estratégia | 19/03/2012 12:26

Páscoa movimenta licenciamentos e extensão de marca

Empresas como Nestlé, Lacta, Garoto e Arcor apostam na estratégia para chamar a atenção dos consumidores mais jovens e aumentar as vendas no período

Cláudio Martins, do

Divulgação

Ovo de Páscoa da Lacta

Ao todo, devem chegar ao mercado mais de 90 lançamentos

São Paulo - O licenciamento é uma das principais formas utilizadas pelas empresas para ganhar a atenção dos públicos jovem e infantil e incrementar as vendas durante a Páscoa. É o caso de Garoto, Lacta e Arcor, que trazem para o mercado ovos de Páscoa estampando personagens como Ben 10, Turma da Mônica.

A Nestlé também investe na estratégia, lançando produtos com imagens do cantor Justin Bieber e dos protagonistas das sagas Crepúsculo e Piratas do Caribe. Para outras companhias, como a Starbucks, a data é uma oportunidade de entrar em uma nova categoria, aproveitando a sazonalidade para faturar mais.

Ao todo, devem chegar ao mercado mais de 90 lançamentos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). Estes novos produtos colaboram para fomentar o mercado brasileiro de licenciamento, que em 2011 faturou R$ 5,7 bilhões e tem previsão de crescimento de 5% para 2012, segundo informações da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral.)

Apesar dos números, as marcas próprias ainda são as que têm mais peso nas vendas das empresas durante a Páscoa. “Dentro do universo de vendas da Lacta, um a cada 10 ovos de Páscoa é Sonho de Valsa. O nosso portfólio é composto em 70% de marcas próprias e 30% é dedicado a produtos licenciados, como Ben 10, A Era do Gelo e Mutante Rex”, diz Mariana Perrota, gerente de marketing de Páscoa da Lacta.

Data é oportunidade para extensão de marca

Em 2012, a Lacta investe 70% a mais de sua verba de marketing para celebrar os 100 anos da marca. Entre as novidades, está o Ovo de Páscoa Celebração, que reúne em um único produto cinco sabores de chocolate das marcas Bis, Sonho de Valsa, Laka, Diamante Negro e Ao Leite. A empresa fabricou 27 milhões de ovos de Páscoa em 2012, dois milhões a mais do que no ano passado, compondo um portfólio de 57 opções para os consumidores.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados