São Paulo - No ano em que completa 35 anos de Brasil e seu modelo mais vendido dos últimos tempos, o Palio, 15 anos, a Fiat promove justamente o relançamento do automóvel que se tornou um ícone para a montadora no país. Primeiro porque se trata de um dos líderes de vendas da indústria automobilística no mercado brasileiro – que deve ver a Fiat fechar na liderança pelo 10º ano consecutivo; segundo pela companhia posicionar o carro sempre como um objeto de paixão. Não por coincidência, a assinatura da campanha que entrou no ar nesse último final de semana é “Chegou Novo Palio. Apaixone-se de novo”. Já o conceito ressalta as mudanças do modelo e diz que “O mundo não mudou tanto assim. Mas o Palio mudou”.

Diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat, João Batista Ciaco lembra que, em toda sua história, o Palio sempre abordou os temas paixão e mudanças, desde o seu lançamento, em 1996, até quando foi remodelado, em 2000. “Na época lançamos a campanha de ‘rever os conceitos’, já que estávamos em uma era de transição, de passagem de milênio. Agora, 11 anos depois, notamos que as coisas essenciais da época continuam sendo. E o que mudou de verdade foi o Palio”, explicou.

Para divulgar o carro, que chega às montadoras repaginado, com um design moderno e mais robusto, estreou na mídia neste sábado (12) o filme “Término”. Nele, as cenas mostram diversos casais em diferentes épocas. Os homens dão às mulheres a notícia de que querem terminar o relacionamento e a justificativa é sempre a mesma: “O problema não é com você, é comigo”. O objetivo é justamente mostrar que o mundo não está tão diferente, mas o Palio não parou no tempo. A campanha também conta com forte presença em mídia impressa.

Entretanto, a grande novidade da campanha criada pela Agência Fiat, que reúne profissionais da Leo Burnett Tailor Made e AgênciaClick Isobar, é a ação que acontece no Facebook, na fanpage do Novo Palio. Chamada de “Direto da linha de montagem”, a iniciativa vai transportar os fãs do modelo para dentro da fábrica para conferirem desde a prensagem das placas até o carro acelerando na pista de testes.

Para isso, foram utilizadas câmeras 360° e, em alguns momentos, até câmeras em primeira pessoa com a visão de quem trabalha na fábrica. Além de assistirem ao processo de fabricação, os fãs ainda poderão interagir ao vivo na rede social. “É uma relação o mais próxima possível do consumidor. Mostrar quem somos, como é nossa linha de produção, fazendo jus ao conceito da campanha, de mudanças e também da paixão que sempre ressaltamos quando o assunto é Palio”, ressaltou o Ciaco.

Internet

Não é de hoje que a relação da Fiat com seus consumidores na internet é bem intensa. Um dos principais pontos do site da montadora é a página “Monte seu carro”, na qual o consumidor pode customizar seu carro e em seguida receber as opções de preço e de financiamento. “É algo que começa de forma única e termina racionalmente, com o internauta sabendo quanto irá custar aquilo que projetou. São mais de 17 mil páginas montadas diariamente”, afirmou o executivo, fazendo uma comparação do que a Fiat faz agora com essa ação no Facebook.

“O ato de montar um carro na internet é um ato individual, que foge um pouco da compra do automóvel, onde esposa, filhos e até amigos influenciam o consumidor. Agora, a discussão em torno da montagem do Novo Palio vai fazer com que cada um se sinta no processo de industrialização, e irá virar uma discussão social, compartilhada entre os fãs de nossa página. Posso dizer que a campanha irá navegar entre o on e offline de maneira tranquila e bem amarrada”.

A expectativa da Fiat é crescer entre 3% e 4% no ano de 2011, número em sintonia com o crescimento projetado para o setor. Além do Palio, Ciaco ressaltou também o lançamento do Novo Uno e o relançamento do Fiat 500 (o Cinquecento) nos dois últimos anos, o que ele considera fundamental para a liderança. “Os três estão posicionados entre os carros compactos, que respondem por cerca de 50% do nosso mercado”.

Tópicos: Fiat, Empresas, Montadoras, Empresas italianas, Fiat Palio, Carros, Guia de Carros, Marcas, Marketing, Publicidade