São Paulo - Um comercial da marca Friboi foi absolvido em processo no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) por mostrar trecho com uma nutricionista afirmando que "carne é essencial". 

A entidade julgou uma representação aberta pela Sociedade Vegetariana do Brasil e consumidores individuais que pediram a comprovação científica da afirmação feita pela especialista. 

Em determinado momento, o vídeo “Pergunta se é Friboi – Rio de Janeiro” mostra uma nutricionista conversando com o garoto-propaganda Tony Ramos. A campanha investe nos temas da saúde e credibilidade, que deram o tom da nova fase da comunicação da empresa, após o lançamento do bordão "Essa carne é Friboi?" em 2013. 

"Carne é essencial, é proteína. Tem que ser inspecionada, tem que ser de confiança", diz a profissional. 

Em sua defesa, Friboi afirmou que o conteúdo do anúncio não desmerece o vegetarianismo. Segundo o Conar, a marca também citou documentos do Ministério da Saúde recomendando aos vegetarianos manter a dieta sempre com o acompanhamento de especialistas. 

Após avaliar a defesa, a entidade decidiu a favor da Friboi e arquivou o caso por unanimidade. O filme continua veiculado normalmente na TV e na internet. 

Assista ao comercial:

Tópicos: Comerciais, Conar, JBS, Carnes e derivados, Empresas abertas, Empresas brasileiras, Marcas