Competir pela preferência do cliente é o desafio de todas as marcas, principalmente em mercados fortes, em que players de expressão disputam e investem pesado pela atenção do público.

A provocação é um "ingrediente extra" que tempera as concorrências e já são características de alguns segmentos, a exemplo da eterna "briga" entre McDonald’s e Burger King, que já rendeu ótimas ações publicitárias de ambos os lados.

Desde que essas brincadeiras não ultrapassem a tênue linha entre o provocativo e a falta de bom senso, podem ser uma boa estratégia para as marcas.

Na semana passada, uma gigante de outro setor resolveu contribuir com mais um bom exemplo de provocação inteligente entre concorrentes.

A Mercedes-Benz aproveitou o aniversário de sua rival BMW para parabeniza-la com um anuncio em um jornal.

O brilhantismo está no texto da peça, que diz algo como: "Parabéns pelos 100 anos de competência. Os 30 anos anteriores foram um pouco chatos".

A Mercedes dá parabéns à concorrente pelo seu centenário, reconhecendo sua qualidade mas sem deixar de lembrar que está no mercado há três décadas a mais que a BMW, tendo sido criada em 1871 pelo alemão Karl Benz.

A peça publicada em um jornal alemão foi divulgada pelo perfil da Mercedes-Benz Espanha. Confira abaixo: 

Tópicos: Empresas, BMW, Empresas alemãs, Burger King, Comida rápida, Hotelaria e Restaurantes, McDonald's, Alimentação, Empresas americanas, Comércio, Franquias, Mercedes-Benz, Montadoras