São Paulo - A Coca-Cola anunciou hoje (19) uma mudança global em seu slogan e estratégia de marca.

Desde 2009, o mote da Coca era "Abra a Felicidade", no Brasil - "Open Happiness", no original.

Agora, o mote será "Taste The Feeling", que por aqui ficou "Sinta o Sabor".

Marcos de Quinto, novo diretor global de marketing da empresa, anunciou que a antiga campanha, que se ampliava em mensagens de paz, anti-bullying e outros temas sobre a existência humana, se tornou um tanto enfadonha e séria.

Agora, quer simplesmente apreciar o momento de abrir uma lata de Coca e tomá-la num dia quente de verão.

À revista Ad Age, comentou: "A Coca-Cola começou a falar de uma maneira um tanto enfadonha às pessoas. E a marca sempre significou um simples prazer. A grandeza da Coca-Cola reside em sua humildade, em sua simplicidade".

Um novo vídeo, que mostra amigos se divertindo em momentos de felicidade e leveza, representa claramente o que será "Taste The Feeling". 

Outra grande mudança vai unificar os diversos tipos de Coca.

A "marca única" promoverá campanhas que englobarão a Coca-Cola normal, a Diet e a Zero.

Nos comerciais já apresentados, a arte ao final é bem reveladora.

Quatro garrafas de Coca aparecem, uma de cada cor: vermelha, verde, preta e cinza. Depois, elas se unem em um círculo vermelho, formando o logo da marca.

Entende-se que cada garrafa representa um dos tipos de Coca: a vermelha é a "tradicional; a verde, a Coca-Cola Life, presente em poucos países; a preta é a Coca-Cola Zero; a cinza, a Coca-Cola Diet.

Assista ao vídeo: 

Rodolfo Echeverria, vice-presidente de Criação da marca, também falou à Ad Age sobre o significado da mudança, explicando que a marca não quer mais "consertar a felicidade" com "ideias de alto nível".

A nova campanha, diz Echeverria, é "sobre viver a intimidade e a simplicidade dos momentos".

Ele descreveu a frase "Pegue uma Coca e sorria" (que aparece em nova campanha) como um símbolo da nova direção da marca.

Agências do mundo todo foram contratadas pela empresa para criar as novas campanhas, como a Ogilvy, de Nova York; a Sra. Rushmore, de Madrid; a Santo, de Buenos Aires; e a Mercado-McCann, também argentina.

No Brasil, começam a passar "Anthem" ("Hino"), além de "Break Up".

A agência brasileira Mutato, do Grupo JWT, ficou responsável por criar 20 vídeos de 15 segundos cada para serem usados no Instagram da marca. Os vídeos foram batizados de "Thirstygrams"

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