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Brand Finance | 18/09/2012 18:16

As marcas mais valiosas do Brasil e da América Latina

Bradesco lidera ranking de 2012 da Brand Finance; das dez primeiras colocadas, nove são brasileiras

Fotomontagem/EXAME

Bradesco e Itaú

Bradesco e Itaú: marcas lideram ranking da Brand Finance em 2012

São Paulo - Bradesco é a marca mais valiosa da América Latina, com valor de R$ de 31,9 bilhões, de acordo com um levantamento da Brand Finance. Segundo a empresa de avaliação e gestão de marca, entre as dez primeiras colocadas, nove são marcas brasileiras e uma é do México.

A soma do valor das 100 maiores marcas presentes no Brasil atingiu R$ 330,8 bilhões em 2012, um crescimento de 7% comparado a 2011.

Com valor de marca de R$ 26,8 bilhões, em 2º lugar vem o Banco Itaú, seguido do Banco do Brasil (R$ 14,8 bilhões), Claro, do México (R$ 11,6 bilhões) e Banco Santander do Brasil em 5º, com valor de marca de R$ 11,4 bilhões.

“Este resultado, embora superior ao apresentado pelo PIB no período, foi inferior a 2011, quando as marcas registraram crescimento de 17%, e reflete as incertezas do cenário econômico nos últimos 12 meses", afirma Gilson Nunes, CEO da Brand Finance América Latina. 

"Mas ainda assim, as marcas apresentaram índices de evolução, já que são ativos estratégicos mais resistentes e duráveis em momentos de crise", completou.

De acordo com Nunes, a liderança da marca Bradesco e as posições de Itaú, Banco do Brasil e Santander no ranking entre as 10 primeiras colocações vai além da importância que o setor bancário tem na economia.

“Mesmo com um crescimento menor em relação em 2011, fruto de novo cenário com quedas do PIB, do crédito e redução das taxas de juros, os bancos brasileiros demonstraram solidez e melhora do desempenho de suas marcas perante seus públicos", disse.

As mudanças mais importantes na edição deste ano do levantamento, conforme o executivo, foram a inclusão de marcas de outros países da América Latina e a ampliação do ranking de 100 para 150 marcas mais valiosas, dentro de um leque de estudos que envolveu um total de 1.200 marcas.

“No resultado final, o Brasil representa 84% do valor total das 150 marcas mais valiosas; e o México se destaca como o segundo país em melhor posição, com a presença de 11 marcas que somam total de R$ 39,8 bilhões no rol das 150", explicou Nunes.

As 20 mais valiosas da América Latina

2012 2011 Marca País Valor da marca 2012 - R$
 1  1  Bradesco  Brasil  31,9 bilhões 
 2  2  Itaú  Brasil  26,8 bilhões
 3  3   Banco do Brasil  Brasil  14,8 bilhões
 4  n.d.  Claro  México  11,6 bilhões
 5  7  Banco Santander  Brasil  11,4 bilhões
 6  4  Petrobras  Brasil  11,2 bilhões
 7  8  Walmart  Brasil  9,5 bilhões
 8  5  Vivo  Brasil  8,8 bilhões
 9  13  Vale  Brasil  8 bilhões
 10  11  Fiat  Brasil  7,9 bilhões
 11  15  General Motors/Chevrolet  Brasil  7,8 bilhões
 12  n.d.  Telcel  México  7,6 bilhões
 13  10  Caixa  Brasil  7,4 bilhões
 14  16  Volkswagen  Brasil  7,2 bilhões
 15  19  Unilever  Brasil  7 bilhões
 16  22  Bunge  Brasil  6,856 bilhões
 17  18  Pão de Açúcar  Brasil  6,830 bilhões
 18  9  Casas Bahia  Brasil  6,8 bilhões
 19  12  Carrefour  Brasil  6,5 bilhões
 20  6  OI  Brasil  6,2 bilhões

 

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