Conquista pelo sabre de luz

São Paulo - Com o sucesso estrondoso do último filme Star Wars, a Walt Disney se tornou a marca mais poderosa do mundo, desbancando a Lego.

De acordo com a consultoria Brand Finance, a empresa de mídia deve muito da sua força à compra de outras marcas poderosas, como ESPN, Pixar, Muppets, Marvel e Lucasfilm, a mais recente e mais importante.

O último filme de Star Wars quebrou diversos recordes de bilheteria. No primeiro fim de semana, arrecadou 529 milhões de dólares e foi o filme mais rápido a atingir 1 bilhão de dólares em faturamento. Os brinquedos da saga também contribuíram fortemente para o faturamento da Disney.

Para a consultoria, a Lego perdeu a primeira posição por ter se envolvido em polêmicas. A fabricante de brinquedos foi multada na Alemanha por tentar regular preços e havia proibido a venda de peças para o artista chinês dissidente Ai Wei Wei – em janeiro, ela voltou atrás e liberou a entrega de produtos para o artista.

A pesquisa da consultoria Brand Finance não mede apenas o valor da marca, mas também seu investimento em marketing, história da empresa, satisfação dos funcionários e reputação. O resultado é um índice de força, que varia de zero a 100.

Confira nas imagens as 10 marcas mais poderosas do mundo.

Tópicos: Disney, Lego, Marcas, Marketing, Empresas, The Walt Disney Company, Empresas americanas