São Paulo - O pertinente questionamento de uma garotinha de oito anos fez uma grande empresa incluir a personagem Rey (interpretada por Daisy Ridley) no jogo Monopoly do filme "Star Wars: O Despertar da Força (2015)".

Um dos mais famosos do mundo, o jogo de tabuleiro lançou sua versão temática do novo Star Wars em setembro de 2015. Ele veio com quatro personagens: Finn, Kylo Ren, Luke Skywalker e Darth Vader – todos homens – menos Rey, a protagonista feminina:

monopoly star wars ii


Annie, uma menina norte-americana de oito anos de idade, se indignou com isso. E ela expressou isso em uma cartinha que ela escreveu, que foi publicada no Twitter pela mãe, com o perfil da Hasbro, fabricante do jogo, marcado no tweet:

"Querida Hasbro,

Como vocês puderam deixar a Rey de fora?! Ela pertence ao Monopoly e a todos os outros jogos de Star Wars! Sem ela, não há O Despertar da Força! [Porque a Força] 'Desperta' nela! E sem ela, os vilões teriam ganho. Além disso, meninos e meninas precisam ver que mulheres podem ser fortes quanto homens! Garotas são importantes! Menino ou menina, quem se importa? Somos todos iguais, todos nós.
Sinceramente,
Annie Rose (8 anos de idade)"


A hashtag #WheresRey ("onde está Rey?", em português) também foi usada no tweet, usada por fãs também nem um pouco satisfeitos mostrarem a ausência de Rey em outros brinquedos de Star Wars:

"Isso teria sido incrível se não estivesse faltando alguém... #WheresRey?"

"Sem Rey, não há O Despertar da Força. Companhias que a deixaram fora do merchandising – saiam do século 20, por favor."


Em resposta, a Hasbro alegou que decidiu não incluir a heroína no Monopoly para evitar de vazar spoilers do filme.

Mas esta resposta não foi convincente. No Twitter, os fãs continuaram a questionar a empresa, e rebateram dizendo que Rey está presente em outros materiais promocionais, como trailer e pôsteres.

Até que a Hasbro decidiu fazer a vontade dos fãs e tornar o Monopoly de Star Wars mais igualitário, em termos de representatividade de gênero:

"Amamos a paixão de vocês por Rey, e estamos felizes por anunciar que vamos incluí-la no jogo Monopoly: Star Wars, que estará disponível [para compra] mais tarde, neste ano."

A empresa reforçou o motivo alegado primeiramente, mas decidiu também satisfazer os fãs informando que, ainda em janeiro deste ano, Rey estará presente em outros produtos, como uma action figure de 15 cm e outra de 30 cm.

"Vamos continuar a colocar Rey em todos nossos produtos", disse a Hasbro. Vitória da igualdade de gênero!

Tópicos: Setores, Brinquedos, Cinema, Arte, Entretenimento, Feminismo, Filmes, Hasbro, Machismo, Mulheres, Star Wars