12 campanhas e ações incríveis das marcas no Dia da Mulher

Nike, Lego, Twitter, YouTube, Netflix, Microsoft e muitas outras: confira o que as marcas prepararam para o Dia Internacional da Mulher

São Paulo – No Dia Internacional da Mulher, marcas e empresas investem em comerciais, campanhas e ações que abordam o feminismo e a luta contra o machismo e a desigualdade; que promovem mensagens para inspirar meninas e adolescentes ao redor do mundo; que homenageiam talentosas e inspiradoras profissionais, de todos os campos.

Confira algumas das principais ações:

1. Netflix

A marca criou um vídeo mostrando a importância das personagens mulheres em suas séries mais famosas. Ele mostra como, sem elas, não haveria histórias.

2. Companhia das Letras

Em São Paulo, a editora vai distribuir gratuitamente 150 exemplares do livro “Sejamos Todos Feministas”, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. Quem estiver passando pela estação de metrô Barra Funda lá pelas 18h30 pode conseguir um exemplar.

Em outra promoção, a Cia vai sortear um kit com outros dois livros da escritora, entre eles o novo “Para Educar Crianças Feministas”.

3. Buscofem

A marca de remédio para cólica criou um vídeo com depoimentos reais de mulheres falando uma série de frases machistas que elas ouvem todos os dias.

4. Jornal O Globo

O jornal carioca criou um vídeo com profissionais da casa lendo comentários de leitores que apelam para o machismo e o desrespeito.

5. United Colors of Benetton

O comercial da marca, lançado na Índia, fala para mulheres não desistirem de lutar pela igualdade de gêneros e deixa claro: mulheres não são “a metade mais fraca”.

6. YouTube

O vídeo feito especialmente para a data traz imagens e falas de diversas mulheres inspiradoras ao redor do mundo: de meninas anônimas a Ellen DeGeneres e Malala Yousafzai.

7. Microsoft

O comercial da Microsoft busca inspirar garotas a seguirem carreiras em áreas científicas, de engenharia e tecnologia.

8. Nike

A marca pergunta “do que garotas são feitas?”. E a resposta deixa de lado qualquer clichê cheio de misoginia.

Em outra campanha, turca, a marca novamente quebra estereótipos:

9. Sydney Boys High School

Estudantes homens de uma escola na Austrália perguntaram às suas irmãs, mães e namoradas por que o feminismo era importante para elas. Eles reproduzem as respostas nesse vídeo:

10. ONE

A organização One.org criou uma campanha e um site para mostrar, em tempo real, a quantidade de meninas que estão fora da escola nesse momento ao redor do mundo.

Agora, o número já chega a 130 milhões.

11. Twitter

O Twitter criou a conta Women para trazer ideias inspiradoras e de empoderamento para mulheres.

12. Lego

A marca lançou a coleção Super Heroes Girls, com kits que trazem heroínas como Batgirl, Mulher Maravilha e Harley Quinn.

Nova coleção da Lego: super-heroínas em kits para inspirar meninas

Nova coleção da Lego: super-heroínas em kits para inspirar meninas (Lego/Divulgação)