‘Les Adieux à Reine’ abrirá 62º edição do Festival de Berlim

O filme foi selecionado entre mais de 20 produções, que também devem integrar a seleção oficial do festival

Berlim – Assinado pelo diretor francês Benoît Jacquot, a produção franco-espanhola ‘Les Adieux à Reine’, que traz a atriz Diane Kruger no papel de Maria Antonieta, abrirá a 62º edição do Festival de Berlim no próximo dia 9 de fevereiro, informou nesta quarta-feira a direção do festival.

Inspirado no romance homônimo de Chantal Thomas, o filme se ambienta no período que antecede a Revolução Francesa, sem deixar de lado a perspectiva do rei Luis XVI (Xavier Beauvois) e de sua esposa, a Maria Antonieta.

O filme foi selecionado entre mais de 20 produções, que, previsivelmente, também integrarão a seleção oficial do festival. Até o momento, os organizadores do festival divulgaram apenas 20 produções, das 50 que deverão compor a mostra Panorama. O filme brasileiro Xingu, de Cao Hamburger, já figura entre os confirmados.

O júri do Festival de Berlim será presidido pelo diretor britânico Mike Leigh, e também contará com a atriz francesa Charlotte Gainsbourg e o diretor francês François Ozon. Outro presente é o diretor iraniano Asghar Farhadi, vencedor do Urso de Ouro de 2011 com ‘A Separação’, que foi exibido no último Festival do Rio

Fora da competição, mas dentro da seleção oficial, dois filmes se destacam: o americano ‘Extremely Loud and Incredibly Close’, de Stephen Daldry, com Tom Hanks e Sandra Bullock, assim como ‘Jing ling Shi San Chai’, do mestre chinês Zhang Yimou.

Em sua 62º edição, o Festival de Berlim também prestará homenagem à atriz americana Meryl Streep, que receberá um Urso de Ouro honorífico e ainda ganhará um ciclo especial com a apresentação de seis filmes de sua marcante carreira.

Na mostra retrospectiva, o festival, que se estenderá até o dia 19 de fevereiro, vai percorrer os cem anos de história dos míticos estúdios Babelsberg e apresentará alguns de seus mais célebres filmes, como o lendário ‘O Anjo Azul’, de Marlene Dietrich, e o mais recente ‘O leitor’, com Kate Winslet.