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Glossário de Marketing

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Letra A

  • ABAP (Associação Brasileira das Agências de Propaganda)

    Associação civil sem fins lucrativos, com sede nacional em São Paulo, que reúne todas as agências de propagandas do Brasil. Fundação: 1º-8-1949

  • ABDI

    Associação Brasileira de Direitos de Informática e Telecomunicação.

  • Abemd

    Associação Brasileira de Marketing Direito. Associação que reúne empresas e usuários do sistema de marketing.

  • Abert (Associação Brasileira De Emissores De Rádio e TV )

    Associação civil sem fins lucrativos, com sede nacional em Brasília, que reúne emissoras de rádio e TV. Fundação: 27-11-1962.

  • Abinee

    Associação Brasileira de Eletroeletrônica.

  • Abipeme (Associação Brasileira dos Institutos de Pesquisas de Mercado)

    Reúne parte das empresas do setor, estimulando o desenvolvimento da pesquisa de mercado no Brasil. Fundação: 9-12-1974, com sede em São Paulo. Veja

  • Abordagem clássica da probabilidade

    Abordagem em que a probabilidade de um evento é determinada dividindo-se o número de maneiras como um evento pode ocorrer pelo número total de resultados possíveis.

  • Abordagem contigencial

    Concepção de que a técnica de administração que melhor contribui para o alcance dos objetos organizacionais pode variar em situações ou circunstâncias diferentes.

  • Abordagem de custo total

    Sistema de análise que avalia cada sistema de distribuição física possível e identifica todos os custos de cada alternativa.

  • Abordagem de mercado - Alvo múltiplo

    É a escolha de dois ou mais segmentos de mercado, tratando cada um deles com um composto de marketing diferente.

  • Abordagem de mercado - Alvo único

    É a escolha de segmento homogêneo com alvos da empresas.

  • Abordagem sistêmica

    Visão da organização como um sistema unificado e direcionado de pares inter-relacionadas.

  • Abordagem

    1. Etapa do processo de venda na qual o vendedor se encontra como comprador e tem sua primeira conversa com ele, devendo dar-se um inicio positivo ao relacionamento. 2. Maneira de tratar a criação de um anúncio ou determinada campanha.

  • ABP (Associação Brasileira de Propaganda)

    Com sede no Rio de Janeiro, foi fundada em 16-7-1937.

  • Absorção de frete

    Técnica segundo a qual vendedores assumem parte ou todo o ônus do frete, deduzindo-o de seus lucros. ABTA. Associação Brasileira de TV por assinatura.

  • Ação corretiva

    Atuação ou efeito implementado para eliminar as causas de uma não-conformidade, defeito ou situação indesejável detectada, a fim de evitar sua repetição. Notas: 1 - As ações corretivas podem envolver mudanças, como por exemplo, em procedimentos e sistemas, para obter a melhoria da qualidade em qualquer fase do ciclo da qualidade. 2 - Correção e ação corretiva são diferentes "“ correção se refere a um reparo, um retrabalho ou um ajuste e está relacionada à disposição de uma não-conformidade existente ação corretiva está relacionada à eliminação das causas de uma não-conformidade.

  • Ação preventiva

    Atuação ou efeito implementado para eliminar as causas de uma possível não-conformidade,defeito ou situação indesejável,a fim de evitar sua ocorrência.

  • Account director

    Diretor de conta (ou de grupo de atendimento).

  • Account executive

    1. Executivo de conta, um contato. 2. Termo não adotado no Brasil, mas usado nas agências americanas que aqui operam.

  • Account sampling

    Em uma pesquisa de mercado, escolha de elementos ao acaso.

  • Account

    Veja Contato. 1. Elemento chave da agência que representa junto ao cliente. 2. Elemento de ligação. 3. Modernamente, exige-se do contato, além de conhecimentos completos de propaganda, conhecimentos de marketing.

  • Acessibilidade

    Grau pelo qual os segmentos do mercado tendo o mesmo objetivo. Publicidade acumulativa.

  • Acesso

    Ingresso, entrada, trânsito, passagem.

  • Acondicionamento

    Do inglês packing - envoltório com a finalidade de acomodar e proteger produtos embalados.

  • Acordão

    Documento do Conselho de ética do Conar, que pode consolida a resolução do colegiado após o anúncio ser julgado. Descreve o objeto do processo ético, e auto - regulamentação aplicável e a decisão adotada. Veja também Conar, Processo ético, Regimento interno do conselho de ética. Conar (Conselho de auto - regulamentação publicitária): Entidade formada por anunciantes, veículos e agências que administra o cumprimento do Código Brasileiro de Auto - Regulamentação Publicitária. Processo Ético: Conjunto de atos que, de forma sistematizada, propicia elementos de convicção para o julgamento de anúncio submetido ao Conselho de Ética do Conar, á luz do Código Brasileiro de Auto - Regulamentação Publicitária. Tem início com a representação ("petição inicial") subscrita por consumidor, pelo próprio diretor executivo do Conar ou por anunciante, agência, veículo ou autoridade é instruído poe exemplar de anúncio ou campanha, defesa do anunciante e/ou da agência responsável, laudo de especialista, relatório e parecer do relator, acordam etc. Regimento Interno do Conselho de Ética: RICE. Regula o processo e o julgamento de anúncio pelo Conselho de Ética do Conar.

  • Acordo de preço

    Ação ilegal, praticada por algumas empresas, de aumentar, baixar ou estabilizar preços em conjunto,.

  • Acreditação

    Procedimento de avaliação periódico e confidencial dos recursos institucionais, que tende a garantir a qualidade da atenção por meio da observação de padrões previamente aceitos.Pode-se dizer que uma instituição é acreditada quando a organização dos seus recursos e atividades conformam um processo cujo resultado final tende a obter uma atenção médica assistencial de adequada qualidade.

  • Active People Meter

    Veja Meter e People meters. Meter: Nome dado ao aparelho eletroeletrônico utilizado na medição de audiência de TV. Estão divididos em dois grupos, de acordo com sua função: Set meters: identifica o estado de sintonia dos televisores, permitindo que audiências domiciliares sejam estimadas sem identificação da audiência individual. People meters: além da identificação do estado de sintonia do televisor, permite que as pessoas registrem sua presença identificando a audiência individual. No Brasil, várias gerações de meters receberam os nomes de tevêmetro, tevetron, teletron, dataibope e eurometer.

  • Active

    Veja Atritos. Profissional que exerce ação, que age, funciona, trabalha, se move etc.

  • Ad Hoc

    Pesquisa solicitada por apenas um cliente, com objetivos específicos.

  • AD

    Abreviatura de Advertisement, anúncio. Adaptabilidade. Capacidade de alterar ou modificar um centro de consultas para adaptá-lo às circunstâncias do usuário.

  • Adequação

    Simularidade editorial existente entre um veículo e uma campanha ou uso do produto. Estudo que tem por finalidade escolher o melhor meio de comunicação (rádio, TV, folheto, outdoor etc.) que corresponda ás necessidades de divulgação do produto. É também uma técnica de ajustar um produto e um segmento de mercado de mercado pré - escolhido.

  • Adjacência

    Relação topológica que permite distinguir elementos que têm pelo menos um ponto em comum. Tomando-se um atributo comum, o conceito de adjacência é utilizado para se agrupar elementos geográficos.

  • Administração de Qualidade Total (TQM)

    Atualmente, uma preocupação constante em todas as empresas, que se caracteriza pela busca constante da qualidade geral envolvendo toda a empresa para melhor atender ás necessidades do cliente.

  • Administração de força de vendas

    Objetivos, estratégicas, estrutura e remuneração das atividades da força de vendas inclui a definição dos objetos de força de vendas, o projeto de sua estratégia e o recrutamento, seleção, treinamento, supervisão e avaliação dos vendedores da empresa.

  • Administração de Marketing

    1. Processo de análise das oportunidades de marketing, de pesquisa e seleção de mercados - alvos, de desenvolvimento da estratégia de marketing, de elaboração de planos de marketing, de organização, implementação e controle do esforço de marketing. 2. Controle de toda atividade mercadológica de uma empresa que compreende a escolha de objetivos e estratégias para os produtos existentes e também o estudo de oportunidade para o lançamento de produtos. 3. Esforço de compradores e/ou vendedores para conduzir a relação de troca, tendo em vista o ganho mútuo ou pessoal.

  • Administração de preço

    Ajustamento de preços á medida que estes se deslocam através dos canais de distribuição e são confrontados com certas condições de mercado.

  • Administração de produto

    írea do marketing que se ocupa especificamente de um produto de uma linha de produtos ou grupo de uma linha de produtos ou grupo de produtos afins. O gerente ou administrador de produto tem responsabilidade de manter os produtos já existentes, desenvolver, testar e lançar novos produtos, sua comercialização, seu envolvimento promocional e publicitário, sistemas de atendimento ao consumidor e assistência técnica aos produtos por ele geridos. O mesmo que gerência de produtos.

  • Administração estratégica

    Engloba as tarefas de coordenação do plano estratégico, seus primeiros passos, montagem do sistema de informação sobre o ambiente e, se necessário, do lobby que irá defender os interesses do grupo junto ao poder público.

  • Adoção

    Processo pelo qual uma pessoa ou organização inicia o uso de um produto ou serviço. Decisão tomada por um indivíduo de tornar-se usuário regular de um produto.

  • Adotantes iniciais

    Aqueles que seguem ou imitam os inovadores e são importantes para a adoção pelos demais grupos.

  • Adotantes inovações

    O primeiro segmento da população a adotar um novo produto ou serviço.

  • Adotantes maioria inicial

    Um grande grupo que segue os Adotantes iniciais.

  • Adotantes maioria tardia

    O outro grande grupo que segue os adotantes da maioria inicial.

  • Adotantes retardatários

    A última parte da população a adotar.

  • Ads small

    Pequenos anúncios classificados. Anúncios econômicos.

  • Advance premium

    Prêmio adiantado. Prêmio entregue anteriormente á realização de uma compra.

  • Advertised price

    Preço anunciando em um exemplar, estabelecido pelo editor.

  • Advertisement

    Veja Anúncio. 1. Maneira através da qual o conteúdo de uma mensagem publicitária é apresentado, utilizando para isso os recursos da comunicação imprensa ou eletrônica. Sua finalidade básica é informar, convencer, persuadir, segmentos de públicos em relação a idéias, serviços ou produtos. 2. Notícia ou aviso sobre qualquer fato levado ao conhecimento público.

  • Advertiser

    Anunciante.

  • Advertising budget

    Orçamento de publicidade. Verba destinada á publicidade. Desdobramento do volume de dinheiro dotado pelo anunciante para sua publicidade.

  • Advertising campaign

    Campanha publicitária. Série de anúncios inseridos em um ou mais veículos, com a finalidade de atingir um objetivo específico.

  • Advertising cost

    Todo custo de propaganda relativo á preparação e inserção de anúncios, material promocional e atividades correlatas.

  • Advertising departament

    Departamento de propaganda de uma empresa que se dedica ao setor publicitário, quer preparando e inserindo seus próprios anúncios, ou contanto com os serviços de uma agência especializada.

  • Advertising page

    Página de anúncios.

  • Advertising

    Propaganda.

  • Aferição

    Procedimento metrológico em que se verifica e registra a relação entre o valor observado e o correspondente valor fornecido por um padrão apropriado de mesma natureza,rastreado a padrões reconhecidos por órgão oficial.

  • Affiche

    Cartaz.

  • Affiliate

    Veja Afiliada. Emissora de rádio ou TV, empresarialmente independente, mas vinculada a outra pela retransmissão de alguns programas ou a totalidade da programação desta.

  • After market

    Expressão em inglês que significa, literalmente, "depois do mercado", consiste nas operações realizadas pela bolsa de valores de São Paulo (Bovespa) e as corretoras credenciadas, depois do encerramento do pregão normal (entre 11:00 e 18:00). Os negócios são realizados pela internet e têm início às 19:00, prosseguindo até as 22:00.

  • After marketing

    Pós - marketing, um dos componentes - chave do marketing de relacionamento. Trata das relações duradouras com o cliente, antes, durante e principalmente depois da venda. Mais do que uma simples atitude, o marketing de relacionamento é uma filosofia que deve envolver todos os escalões da empresa para surtir efeito real e eficiente. O pós - marketing significa o fortalecimento da lealdade dos clientes ao encontrar e administrar suas expectativas.

  • Age group

    Agrupamento pela idade. Classificação de um grupo social por idades, para assim ser analisado como a mensagem publicitária é compreendida pelo receptor.

  • Agência de propaganda ou publicidade

    Prestadora de serviços que tem por finalidade analisar e propor alternativas mercadológicas ao cliente, utilizando para isso as peças de comunicação mais adequadas, como anúncios, comercias de TV, folhetos, jingles, spots, cartazes, posters etc. É utilizada para difundir no mercado uma empresa ou produto que se queira tornar público.

  • Agências de crédito (Rating)

    São agências internacionais de avaliação de crédito que depois de examinar a situação econômica e financeira de países, empresas, instituições etc. aconselham seus clientes a investir ou não nesses mercados, ou avisam sobre o risco existente nos investimentos.

  • Agências de telemarketing

    Em empresa que cria, implanta, executa e mantém programas completos de telemarketing.

  • Agency agreement

    Um acordo entre agências de publicidade, estabelecendo normas de colaboração ou atividade. Também pode ser um acordo de uma agência com um cliente.

  • Agency

    Agência de propaganda.

  • Agente

    Elemento do sistema de comunicação/distribuição da empresa que executa vendas de um produto em nome do fabricante. Não faz parte dos quadros da empresa, não compra para revender e apenas recebe comissão pelas vendas realizadas.

  • Agente de compras

    Aquele que representa uma empresa e é o encarregado de efetuar compras em determinada região.

  • Agente de mudança

    Em marketing social, um indivíduo, uma organização ou uma aliança que procure introduzir uma mudança social.

  • Agentes de vendas

    Intermediários que em sua atividade assumem a tarefa de marketing que deveria ser desenvolvida pelos fabricantes.

  • Agregação de mercado

    Estratégia de produzir um único produto e oferecê-lo a todos os consumidores com um só programa mercadológico.

  • Agregado

    Veja Tag. Etiqueta. Texto adicional, indicativo do nome varejista, atacadista ou distribuidor, que é adicionado a comerciais de cinema ou televisão.

  • Alcance

    Porcentagem de pessoas no mercado- alvo exposta a uma campanha de propaganda, ou a certos tipos de veículos ou mídias durante um período de tempo.

  • Aleatório

    Termo muito conhecido em pesquisa de mercado, estende-se como processo de escolha de uma amostra feita ao acaso, mas com a características de que cada elemento dentro deste universo tenha igual probabilidade de ser incluído na amostragem.

  • Alfa

    Símbolo usado para representar a probabilidade de um erro tipo I. Veja também nível de significância.

  • Algoritmo

    Série de passos para abordar um problema ou assunto específico, geralmente representado graficamente.

  • Aliança estratégica

    Parceria com outra empresa, ou talvez com outra divisão dentro de uma empresa de várias divisões, para oferecer a um cliente produtos ou serviços que estejam fora da competência essencial daquela empresa. Embora a maioria das alianças estratégicas seja feitas com organizações não concorrentes, pode valer a pena fazer uma aliança estratégica até mesmo com um concorrente para manter o relacionamento com um dado cliente.

  • Alinhamento

    Unificação e coerência de processos,ações, informações e decisões com as metas da organização,por meio do entendimento e prática dos seus propósitos, indicadores,monitoramento, análise e melhoria.

  • Alocação de marketing

    Divisão do esforço de mercado de uma empresa entre seus produtos, seus segmentos de clientes e suas áreas de venda.

  • Alocação

    Na linguagem de marketing e de vendas, dá-se preferência ao termo alocação, do inglês allocation, para dar idéia da ação de distribuição proporcional de vendedores no território em que eles devem operar. Expressão usada também para definir o montante de recursos a ser investido em uma campanha ou evento.

  • Ambiente competitivo

    É a denominação dada ao conjunto de fatores e de condições que um gerente de marketing deve analisar e no qual deve atuar de maneira estratégica para poder enfrentar, de forma mais adequada, os diversos concorrentes e seus prováveis comportamentos .

  • Ambiente cultural

    Forças que afetam valores básicos, percepções, preferências e comportamento da sociedade.

  • Ambiente do marketing

    Atores e forças ambientais que afetam a habilidade das empresas de marketing em desenvolver e manter com sucesso suas transações com seus consumidores- alvos.

  • Ambiente econômico

    Fatores que afetam o poder de compra e padrões de gastos dos consumidores .

  • Ambiente empresarial

    Clima da empresa resultante da forma com que os gerentes da empresa trabalham com outras pessoas da empresa .

  • Ambiente externo

    Todos os elementos que, atuando fora de uma organização, são relevantes para suas operações incluem elementos de ação direta e de ação indireta.

  • Ambiente tecnológico

    Forças que criam novas tecnologias, gerando novas oportunidades de mercado .

  • Amortização

    Redução de uma dívida ao longo do tempo.

  • Amostra

    1. Oferta de uma quantidade grátis de um produto para experimentação ela pode ser entregue porta- a- porta, enviada pelo correio, distribuída em lojas. Instrumento muito eficaz de vendas. Seu é um estímulo à experimentação que pretende causar aumento de vendas do produto. 2. Segmento de população selecionado para pesquisa de mercado por representar a população como um todo.

  • Amostra

    Um ou mais itens de uma população presumivelmente homogênea, destinado(s) a fornecer informações sobre a mesma.

  • Amostra aleatória

    Amostra que foi escolhida ao acaso. O processo de amostragem aleatória permite obter uma amostra realmente representativa da população que se deseja estudar, isto é, cada elemento da população tem igual probabilidade de ser incluído na amostra. Uma das maneiras mais conhecidas de selecionar amostras representativas da população é a utilização da tabela de números equiprováveis, especialmente construída para esse fim. Amostra selecionada de tal maneira que cada elemento da população tenha a mesma

  • Amostra aleatória simples

    Amostra de determinado tamanho, selecionada de modo que todas as amostras possíveis de mesmo tamanho tenham a mesma chance de ser escolhidas.

  • Amostra de conveniência

    Amostra improbabilística em que os respondentes entram por acidente na amostragem.

  • Amostra dependente

    Amostra cujos valores estão relacionados com os valores de outra amostra.

  • Amostra estratificada

    Amostra probabilística que se distingue por um procedimento em duas etapas em que (1) a população é dividida em subgrupos chamados estratos e (2) a amostra aleatória simples é escolhida independentemente em cada subgrupo ou estrato .

  • Amostra improbabilística

    Procedimento de amostragem em que a seleção de um membro de uma população como base para a amostra tem por fundamento, em parte, o julgamento do entrevistador ou do pesquisador .

  • Amostra independente

    Amostra cujos valores não estão relacionados com os valores de outra amostra.

  • Amostra por área

    Amostra probabilística em que a população é dividida em áreas pelo emprego de mapas depois é selecionada uma amostra das áreas.

  • Amostra por julgamento

    Amostra improbabilística em que os respondentes são escolhidos por uma pessoa que esteja informada o quanto eles representam a população em estudo.

  • Amostra por quota

    Amostra improbabilística em que o entrevistador recebe uma quota que especifica as características das pessoas a serem entrevistadas, mas cuja seleção dos membros as serem pesquisados depende da escolha do entrevistador.

  • Amostra probabilística

    Amostra em que cada elemento da população tem uma chance conhecida de ser selecionado.

  • Amostragem

    Procedimento através do qual é realizada a amostra da população. Há vários métodos de amostragem sistemática (após ordenada a população, seleciona-se a amostra probabilística ) amostragem por estágios múltiplos (utilização de um tipo de amostragem aleatória em cada um de seus estágios) amostragem estratificada, por cotas etc. O processo de tomar uma pequena parte ou quantidade de algo para ser analisado.

  • Amostragem de conveniência

    Amostragem em que os dados são selecionados em função da facilidade de acesso aos mesmos.

  • Amostragem estratificada

    Processo de amostragem em que as amostras são extraídas de estratos. (classes).

  • Amostragem por conglomerado

    Dividir a área populacional em seções ( ou conglomerados), selecionar aleatoriamente algumas dessas seções e escolher então todos os elementos das seções selecionadas.

  • Amostragem sistemática

    Amostragem em que é selecionado cada k elemento.

  • Amostras emparelhadas

    Duas amostras que são dependentes, no sentido de que os valores dos dados correspondem aos pares.

  • Amplitude de classe

    Diferença entre dois limites inferiores de classe consecutivos em uma tabela de freqüências.

  • Amplitude de percentis 10-90

    Diferença entre o 10º e o 90º percentil.

  • Amplitude

    Medida de variação que consiste na diferença entre o maior e o menor valor.

  • Análise ABC

    Técnica administrativa desenvolvida nos Estados Unidos que afirma que poucos problemas são realmente vitais, enquanto grande número de outros apenas tomam tempo. Essa situação é denominada síndrome dos 20/80. Veja também Gráfico de Pareto.

  • Análise crítica

    Avaliação profunda e global de um projeto,produto, processo, serviço ou informação, em relação aos seus requisitos,objetivando a identificação de problemas, irregularidades ou não-conformidades e a proposição de soluções.

  • Análise crítica do projeto

    Exame documentado, completo e sistemático de um projeto para avaliar sua capacidade de atender aos requisitos para a qualidade, identificar problemas, se houver, e propor o desenvolvimento de soluções. Nota: A análise crítica do projeto pode ser conduzida em qualquer estágio do processo do projeto,porém, deve em qualquer situação ser realizada na conclusão desse processo.

  • Análise custo-benefício

    Forma de comparar os custos e benefícios de planos, projetos e atividades. Pode ser usada para comparar os resultados financeiros segundo diferentes atividades e determinar se uma ação em particular tem sentido, do ponto de vista econômico e financeiro.

  • Análise da concorrência

    Diz respeito a avaliação das forças e fraquezas dos diferentes concorrentes e suas estratégias habituais.

  • Análise da variância de um critério

    Análise da variância envolvendo dados classificados em grupos segundo um único critério.

  • Análise da variância de um fator

    Veja análise da variância de um critério.

  • Análise de adequação de lugares

    Técnica geográfica analítica utilizada para apresentar quadros da situação de uma localização baseada no uso dos atributos das entidades estudadas com relação a vários temas, para encontrar um lugar que melhor se adapte a uma futura utilização ou estabelecimento de uma determinada atividade. Análise de Agrupamento - Tipo de classificação que envolve a determinação do número de classes, o desvio padrão e o número de elementos em cada classe. Baseia-se no agrupamento desses elementos por meio de medidas de similaridade de seus atributos ou atributo analisado, sendo o limite de semelhança normalmente estipulado pelo usuário.

  • Análise de agrupamentos similares

    Análise estática que agrupa pessoas ou objetos com

  • Análise de decisão e risco

    Processo para assegurar a qualidade da tomada de decisão, dando ênfase especial a áreas de incerteza sobre o problema.

  • Análise de discrepâncias

    A diferença entre a previsão dos gerentes sobre a conclusão de uma pesquisa e o resultado real. Quanto maior a discrepância entre os resultados reais e os previstos, mais valiosa é essa informação.

  • Análise de discriminante

    1. Técnica utilizada para identificar perfis inovadores. 2. Desenvolve critérios importantes para segmentação do mercado e examina o comportamento de preferência de marca do consumidor.

  • Análise de fatores

    Conjunto de técnicas estatísticas que estudam as inter-relações entre as variáveis observadas. Seu propósito é determinar se um grande número de variáveis têm um pequeno número de fatores comuns responsáveis por sua inter-correlação.

  • Análise de mercado

    1. Atividade que visa obter a direção das mudanças que provavelmente vão afetar os mercados e a demanda de produtos e serviços de uma empresa. 2. Função que estabelece e delimita as características do mercado a ser atingido, definindo sua potencialidade.

  • Análise de negócios

    Revisão da análise de vendas, custos e projeções de lucros para um novo produto para descobrir se estes fatores satisfazem os objetivos da empresa.

  • Análise de pareto

    Método que ajuda a classificar e priorizar os problemas em duas classes os poucos problemas vitais e os muitos triviais. Consta de cinco etapas: identificação do problema estratificação levantamento de dados elaboração do Gráfico de Pareto e priorização.Na análise de Pareto são utilizadas três das Sete Ferramentas da Qualidade"“ Estratificação,Folha de Verificação e Gráfico de Pareto.

  • Análise de participação de mercado

    1. Ato de a empresa verificar se está ocupando maior ou menor espaço no mercado ou segmento de atuação. 2. Avaliação das vendas da empresa em relação a seus concorrentes no mercado.

  • Análise de portifólio

    O processo feito para se detectar as diferentes contribuições dos componentes de um portfólio sob o ponto de vista da satisfação dos clientes, do nível de concorrência, da participação no mercado ou segmento.

  • Análise de processo

    Método para identificar o relacionamento entre as principais causas e seus efeitos. Pode ser utilizada para identificara causa fundamental de um problema, para se determinar padrões de valores ótimos para as causas, de modo a se obter os melhores efeitos, para reduzir a dispersão, etc. Consiste em se partir de um resultado e procurar a causa fundamental entre várias que compõe o processo.

  • Análise de regressão

    Estudo da relação entre uma variável dependente e uma ou mais variáveis independentes. Pode ser múltipla, quando envolve mais do que uma variável independente ou simples, quando envolve só uma variável independente. Recurso estatístico empregado para melhorar a previsibilidade da resposta baseada na análise de relacionamento múltiplo dentro de um banco de dados.

  • Análise de regressão múltipla

    1. Técnica de estimar uma equação que apresenta a contribuição de variáveis independentes na variável dependente. 2. Utilizada em pesquisa de mercado, para prever desenvolvimento futuro de um produto ou serviço através da utilização equação de regressão, considerando variáveis dependentes e independentes.

  • Análise de rotas

    Em SIG, refere-se à análise do tipo melhor caminho, menor distância entre pontos, visando destacar rotas específicas a partir de uma determinada necessidade das empresas.

  • Análise de séries temporais

    Forma de análise estatística que consiste em dividir as vendas passadas de um produto ou serviços em seus componentes de tendência, de ciclo, de sazonalidade de eventos irregulares e, em seguida, recombina-los para produzir uma previsão de vendas.

  • Análise de valor

    1. Método sistemático de avaliação de matérias-primas e componentes de um produto, para permitir aperfeiçoamentos e economia na produção. Em geral, essa análise serve de base para que as empresas industriais façam comparações entre os produtos e serviços que lhes são oferecidos. 3. Método de análise no qual os componentes são estudados com o propósito de determinar se estes podem ser projetados, padronizados ou feitos por métodos menos dispendiosos, visando otimização dos resultados.

  • Análise de variância

    Método de análise da variância de uma população a fim de fazer inferências sobre a mesma.

  • Análise de variância de dois critérios

    Análise da variância envolvendo dados classificados segundo dois fatores diferentes.

  • Análise decisória

    Método de alcançar qualidade decisória através da combinação de aspectos da teoria de análise de sistemas e decisão estatística para formar um corpo de conhecimento que possa tratar com pragmatismo as escolhas em situações complexas, dinâmicas e incertas.

  • Análise do ambiente

    É o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Pontos Fortes e Pontos Fracos que afetam a Empresa.

  • Análise do concorrente

    Processo de identificar os principais concorrentes, analisar seus objetivos, forças, fraquezas, estratégias e padrões de reação e selecionar quais concorrentes atacar e quais evitar.

  • Análise do estilo de vida

    Muito importante para a área de marketing é análise do padrão de vida de uma pessoa, que é normalmente expresso por suas atividades, interesses e opiniões, recebe também a denominação de perfil psicográfico ou análise psicográfica.

  • Análise do valor

    Esforço organizado dirigido à análise das funções de sistemas, produtos, especificações, padrões, práticas e procedimentos com a finalidade de satisfazer às funções requeridas a um custo total menor.O mesmo que Engenharia do Valor e Gerenciamento do Valor.

  • Análise estatística de demanda

    Conjunto de procedimentos estatísticos utilizado para descobrir os fatores reais mais importantes que afetam as vendas de qualquer produto e a influência relativa de cada um desses fatores. Os fatores mais comumente analisados são preço, renda, população e promoção.

  • Análise estimativa

    Descrição de eventos futuros tais como o treinamento necessário para que o pessoal do escritório trabalhe no "escritório do futuro" ou a natureza de sistemas de entretenimento doméstico no ano de 2000. Pode ser um resumo descrevendo o envolvimento de uma seqüência de eventos ou apenas um instantâneo de uma situação futura.

  • Análise exploratória de dados

    Ramo da estatística que enfatiza a investigação de dados.

  • Análise fatorial

    1. Ferramenta estatística empregada para determinar a seleção de fatores dentro de um banco de dados que influenciam a resposta. 2. Processo estatísticos para tentar descobrir uns poucos fatores básicos que podem fundamentar e explicar correlações entre grande número de variáveis.

  • Análise multivariada

    Instrumental estatístico que estuda as múltiplas variáveis independentes, simultaneamente, para identificar um padrão ou padrões de perfis de consumidores em um banco de dados. É o estudo de um fenômeno (pessoas, empresas, objetos etc.) cujo entendimento requer a análise simultânea de múltiplas variáveis. As técnicas multivariadas são uma extensão da análise univariada e da análise bivariada. A seleção apropriada de uma técnica multivariada envolve a identificação e a mensuração das variáveis que serão levadas em conta da análise. Veja Técnicas de dependência, Técnicas de interdependência.

  • Análise psicográfica

    Veja Análise de estilo de vida. Muito importante para a área de marketing é a análise do padrão de vida de uma pessoa, que é normalmente expresso por suas atividades, interesses e opiniões, recebe também a denominação de perfil psicográfico ou análise psicográfica.

  • Análise qualitativa

    Técnica que avalia informações geradas de forma não numérica, com entrevistas detalhadas de consumidores ou clientes , e que requer o emprego de métodos da análise mais interpretativos.

  • Análise quantitativa

    Técnica que enfatiza a inspeção dos dados através da utilização de elementos estatísticos. Os métodos quantitativos são objetivos e imparciais, embora sua interpretação possa ser feita de maneira parcial.

  • Análises de tendências

    Estudo que se baseia na análise e interpretação das inclinações, preferências ou propensão das diferentes variáveis de mercado, como a econômica, financeira, tecnológica, entre outras.

  • Analysis

    Veja Análise. Um dos quatro A's do sistema de marketing do professor Raimar Richers, que consiste em analisar as informações internas e externas que podem ser obtidas por pesquisas primárias e secundárias. É a apuração dos dados da pesquisa de marketing, para assim reunir informações que permitam chegar a uma conclusão.

  • ANEP (Associação Nacional das Empresas de Pesquisa)

    Reúne parte das empresas do setor, incentivando o desenvolvimento da pesquisa de mercado no Brasil. Com sede em São Paulo, foi fundada em 19-2-1992.

  • ANJ (Associação Nacional de Jornais)

    Associação civil sem fins lucrativos, com sede nacional no Rio de Janeiro, fundada em 17-8-1979, que reúne as empresas editoras de jornais diários de circulação paga.

  • Anova

    Veja Análise da variância.

  • Ansoff, Igor

    Acadêmico e consultor norte-americano,formado em engenharia e matemática. É o principal responsável pela formulação do conceito de gestão estratégica. Criou o modelo Ansoff de planejamento estratégico, baseado na expansão e diversificação empresariais por meio de uma seqüência de decisões. Na base do modelo estão os conceitos de análise de desvios "“ diferença entre o previsto e o realizado "“ e de sinergia "“ aproveitamento das competências combinadas de dois departamentos ou empresas.

  • Anúncio cooperado

    Mensagem utilizada quando da necessidade de um fabricante e seus fornecedores ou distribuidores divulgarem conjuntamente seus produtos ou serviços, dividindo os custos envolvidos nesta veiculação. Pode ser institucional ou promocional.

  • AP

    1. Sigla utilizada pelos departamentos de mídia para designar apropriação de verba. 2. Autorização de publicação. Veja Autorização. Documento que autoriza a veiculação de peça publicitária. Também conhecida como ordem de inserção.

  • Apelo

    Aquilo que demais interessante, de mais atrativo, existe em um produto ou serviço e que servirá de estímulo para sua decisão de compra, seja ela emocional ou racional.

  • Apelo emocional

    Mensagem que utiliza fatores da emoção para gerar reações positivas ou negativas.

  • Apelo moral

    Mensagem direcionada que utiliza o senso comum daquilo que é justo e correto.

  • Apelo racional

    Mensagem que apela para o auto - interesse do público, mostrando os benefícios do produto. Exemplo: qualidade, economia, valor ou desempenho do produto.

  • Apoio a vendas

    Aplicação do telemarketing que proporciona à equipe de vendas de campo contatos "quentes" e maneiras para desempenhar uma variedade de funções de apoio, como qualificação de leads, verificação de posição de créditos, controle de pedidos e entrega ou recebimento de pedidos.

  • Appeal

    Veja Apelo. Aquilo que demais interessante, de mais atrativo, existe em um produto ou serviço e que servirá de estímulo para sua decisão de compra, seja ela emocional ou racional.

  • Approach

    Veja Abordagem. 1. Etapa do processo de vendas na qual o vendedor se encontra com o comprador e tem sua primeira conversa com ele, devendo dar-se um início positivo ao relacionamento. 2. Maneira de tratar a criação de um anúncio ou determinada campanha .

  • Apresentação de campanha

    Exibição do conjunto de peças que compõe a campanha que a agência realiza junto ao cliente.

  • Apresentação de linha de produto

    Tarefa de selecionar um ou alguns itens de uma linha de produto para representá-la.

  • Apresentação de vendas

    Parte do processo de venda entre a abordagem e o momento em que o cliente em perspectiva começa a fazer perguntas e objeções.

  • Apropriação de verba

    1. Verba designada para uma operação determinada . O cliente 'apropria' a verba, isto é, reserva-a para uma campanha específica, ou para um período determinado. 2. É importante para que a empresa possa manter em ordem seus compromissos financeiros com os veículos de propaganda. 3. Também conhecida com AP. 4. Utilização prática do montante de verba autorizado pelo cliente para custear todas as etapas constantes de um plano de mídia, incluindo formatação das peças, tempo de veiculação, comissão de agência, impostos devidos etc.

  • Aproximação da probabilidade pela freqüência relativa

    Valor da probabilidade estimado com base em observações reais.

  • Arbitragem

    Tirar proveito da diferença entre dois preços distintos para uma mesma ação ou commodity.

  • Argumentação

    Ato de explorar positivamente o principal atributo de um produto ou serviço, levando o consumidor a aceitá-lo e adquiri-lo. Também conhecida como argumento de venda. Arquivo de dados Uma coleção de registros do mesmo tipo, contendo dados inter relacionados, de tal forma que podem ser identificados e acessados por um único nome. Esses arquivos usam, em geral, a extensão .daT em seus nomes.

  • Artemídia

    O vocábulo artemídia, forma aportuguesada do inglês media arts, tem se generalizado nos últimos anos como a expressão mais universal e mais abrangente para designar todas as formas de expressão artística que se apropriam de recursos tecnológicos recentemente desenvolvidos sobretudo pelas indústrias da eletrônica e da informática e que disponibilizam interfaces áudio-tátil-moto-visuais propícias para a realização de trabalhos artísticos, seja nos campos mais consolidados das artes visuais e audiovisuais, literatura, música e artes performáticas, seja em campos ainda não inteiramente mapeados e conceitualizados, como arte colaborativa baseada em redes, intervenções em ambientes físicos ou virtuais, aplicação de recursos de hardware e software para a geração de obras interativas, probabilísticas, potenciais, acessáveis remotamente etc. O termo abrange, portanto, todos aqueles trabalhos criativos que, pelas suas qualidades no plano da conceitualização, da realização e da exploração das possibilidades de linguagem abertas pelos novos meios, possam ser fruídos como formas de expressão artísticas de nosso tempo. Abrange também experiências de diálogo, colaboração e intervenção crítica nos meios de comunicação de massa. Nesse sentido, artemídia abrange e extrapola expressões anteriores, como arte tecnologia, artes eletrônicas, arte-comunicação, poéticas tecnológicas etc. (extraído do site itaú cultural)

  • Artigo de combate

    Produto vendido por um varejista por preço inferior ao oferecido pelo comércio normal e que tem a função de atrair consumidores. Também é utilizado quando o comerciante pretende trocar determinada linha de produtos.

  • Artigos de impulso

    Bens de conveniência que o consumidor não planeja comprar, mas os adquire em conseqüência de alguma forte necessidade imediatamente sentida.

  • Association advertising

    Veja Propaganda cooperativa. Sistema em que os custos da propaganda de certos artigos são partilhados entre os fabricantes e os varejistas.

  • Atacadista

    Empresa envolvida primariamente em atividades de comercialização de grandes volumes.

  • Atacadista cash-and-carry

    É o intermediário que não entrega a mercadoria e cujo pagamento normalmente é a vista. Sua tradução livre do inglês seria "pegue e leve".

  • Atacado

    Todas as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços para aqueles que compram para revenda ou uso industrial.

  • Atendimento

    1. Forma de prestação de serviço que uma agência de propaganda faz ao cliente integrando-se às as suas necessidades de comunicação de forma a acompanhar todas as etapas de levantamento, pesquisa, criação, produção e execução de serviços de comunicação mercadológica. 2. írea ou setor de uma gerência de propaganda encarregada de conta do cliente. 3. Procedimento das pessoas que servem de elo de ligação entre a gerência e o cliente.

  • Atingimento

    1. Neologismo criado pelos profissionais de marketing e comunicação. 2. Ato de atingir um consumidor através de mensagem publicitária. 3. Região geográfica ou segmento de consumidores cobertos por um meio ou veículo de comunicação.

  • Atitude question

    Pergunta feita para se analisar a atitude, o comportamento e as reações do público.

  • Atitude

    Avaliações, cognitivas, emocionais e tendências consistentes de uma pessoa em relação a um objeto ou idéia, sejam estes favoráveis ou desfavoráveis.

  • Ativação

    1. Ato ou efeito de ativar. 2. Um dos elementos dos 4 A's de Raimar Richers, que diz respeito a venda, distribuição, marketing direto, promoção de vendas e comunicação entre outros.

  • Atributo

    Característica principal de um produto ou serviço, que é próprio dele.

  • Atributos

    Característica da Transação que influenciam significativamente a satisfação do Cliente. Agrupam-se em íreas de Valor, várias das quais, por sua vez, integram um certo Determinante do Valor. (ex.: Qualidade Percebida pelo Mercado).

  • Atributos do produto

    Referem-se às propriedades importantes para um desempenho adequado do produto que, na percepção do cliente,possa exercer influência na sua preferência ou na sua fidelidade.Essas são características que normalmente diferenciamos produtos da organização em relação aos dos concorrentes, entre as quais se incluem preço e valor para o cliente.

  • Attention factor

    Fator de atenção. Primeiro fator psicológico do anúncio.

  • Attention value

    Até onde o anúncio pode garantir, que prende a atenção inicial do leitor. Valor atenção. Atrativo publicitário.

  • Audiência

    1. Qualidade total de indivíduos atingidos por uma peça/campanha de marketing direto. 2. Audição, atenção dada a quem fala, conjunto de pessoas que sintonizam determinado programa de rádio ou televisão. 3. Número de ouvintes ou de telespectadores de rádio ou TV. Para jornais e revistas usa - se a expressão "número de leitores".

  • Audiência acumulada

    Grupo de pessoas que sistematicamente foi exposto a determinada peça de publicitária tanto em um único veículo de comunicação como em vários deles.

  • Audiência bruta

    Audiência obtidas no total sem descontar as publicações.

  • Audiência cativa

    Pessoas ou grupo de pessoas que demonstram fidelidade a determinados veículos de comunicação.

  • Audiência herdade

    Quando um programa de rádio ou TV recebe influência, em sua audiência, do programa que o antecede.

  • Audiência liquida

    Audiência simples, sem superposição.

  • Audiência média

    Soma de audiências registradas em diferentes transmissões dividida pelo número de vezes em que houve transmissões.

  • Audiência primária

    Audiência obtida prioritariamente por um veículo de comunicação, como, por exemplo, as crianças em um programa infantil, os assinantes de uma revista, ou compradores de um jornal.

  • Audiência secundária

    Audiência obtida entre pessoas ás quais o veículo de comunicação não é destinado, como, por exemplo, os adultos em um programa infantil ou as pessoas que pedem emprestado uma revista ou jornal.

  • Audi-Market

    Veja Audipainel. Painel domiciliar para o estudo do comportamento de compra de produtos de consumo.

  • Audimeter

    Veja Audímetro. Espécie de aparelho utilizado para medir a audiência de programas de rádio e TV através de dispositivos eletrônicos.

  • Audímetro

    Espécie de aparelho utilizado para medir a audiência de programas de rádio e TV através de dispositivos eletrônicos.

  • Auditoria de qualidade

    Pessoa qualificada para efetuar auditorias de qualidade.Nota:1 - Um auditor de qualidade designado para conduzir uma auditoria de qualidade é chamado de auditor-líder.

  • Auditoria da qualidade

    Exame sistemático e independente para determinar se as atividades da qualidade e seus resultados estão de acordo com as disposições planejadas, se estas foram implementadas com eficácia e se são adequadas à consecução dos objetivos. Notas: 1 - A auditoria da qualidade se aplica essencialmente, mas não está limitada a um sistema da qualidade ou aos elementos deste, a processos, a produtos ou a serviços. Tais auditorias são chamadas,freqüentemente, de: "auditoriado sistema da qualidade","auditoria da qualidade do processo", "auditoria da qualidade do produto" e "auditoriada qualidade do serviço". 2 - As auditorias da qualidade são executadas por pessoas que não tem responsabilidade direta nas áreas a serem auditadas,mas que, de preferência, trabalham em cooperação com o pessoal dessas áreas. 3 - Um dos objetivos de uma auditoria da qualidade é avaliar a necessidade de melhoria ou de ação corretiva. Não se deve confundir a auditoria com atividades de supervisão da qualidade ou inspeção, executadas com o propósito de controle do processo e do produto. 4 - As auditorias da qualidade podem ser realizadas com propósitos de controle do processo ou de aceitação do produto.

  • Auditoria de marketing

    A análise do macro ambiente: do produto, dos clientes, do mercado e dos concorrentes para elaboração do plano de marketing.

  • Avaliação

    O valor de um cliente. Ver também Valor real, Avaliação do cliente, Valor vitalício, Valor estratégico, Desvio de valor.

  • Avaliação de qualidade

    Exame sistemático para determinar até que ponto uma entidade é capaz de atender aos requisitos especificados. Notas: 1 - Uma avaliação de qualidade pode ser usada para determinara capacidade de um fornecedor no que se refere à qualidade. Nesse caso, dependendo de circunstâncias específicas, o resultado da avaliação da qualidade pode ser usado para fins de qualificação, aprovação, registro,certificação ou credenciamento. 2 - Um qualificativo pode ser adicionado ao termo avaliação de qualidade, dependendo do escopo, processo pessoal, sistema e do momento em que ocorre a avaliação da qualidade, por exemplo "“ antes do contrato, tal como "“ avaliação da qualidade do processo antes do contrato. 3 - Uma avaliação global da qualidade do fornecedor pode incluir também a avaliação dos recursos técnicos e financeiros.

  • Avaliação do cliente

    O valor de um cliente para a empresa, composto de dois elementos. Valor real é o atual valor vitalício do cliente, e valor estratégico é o valor potencial do cliente, se ele puder ser desenvolvido até seu potencial máximo. Ver também Valor real, Valor vitalício, Participação nos negócios do cliente, Valor estratégico.

  • Avant-première

    Expressão francesa que significa apresentação especial antes da primeira de uma sessão especial.

  • Average

    Veja Média. Valor que numa distribuição se determina uma regra preestabelecida e que se utiliza para representar todos os valores da distribuição. Exemplo: média aritmética, média geométrica, média harmônica.

  • Average cost

    Veja Custo Médio. Quociente dos custos de todos os produtos pela quantidade produzida.

  • Average

    Veja Média. Valor que numa distribuição se determina uma regra preestabelecida e que se utiliza para representar todos os valores da distribuição. Exemplo: média aritmética, média geométrica, média harmônica.

  • Aviltar

    Alteração ilógica do preço.

  • Award

    Veja Bonificação, Prêmio. BV - bonificação por volume. Descontos ou vantagens oferecidas pelos veículos em função do volume de trabalho executado por uma agência de propaganda. Ou mesmo que bônus. Prêmios: Bens oferecidos gratuitamente ou por custos reduzidos como incentivo para a compra de um produto.

  • Awareness

    1. Conjuntos de marcas citadas espontaneamente pelos nossos consumidores, quando perguntados sobre quais marcas de determinada categoria de produto conseguem lembrar. 2. Conhecimento espontâneo, normalmente associado a marcas ou anúncios. Veja: Share of mind, Top of mind. Nível de conhecimento, lembrança espontânea, de determinado produto, serviço, propaganda etc. que tem como base de cálculo o total das marcas citadas em primeiro lugar. Percentual de participação da marca na mente do consumidor. Top of mind: Marca de produto ou serviço mais lembrado ou conhecido entre todas as marcas citadas espontaneamente. O mais citado pelo consumidor, ou seja, o primeiro lugar na mente do entrevistador. Os grupos se excluem mutuamente e são relativamente homogêneos.