Coca-Cola, Ford e iPhone, entre as marcas mais importantes para mulheres

Pesquisa da NBC Universal revela surpresas como a presença de marcas de videogame, geralmente pouco comentadas entre o público feminino

São Paulo – Uma pesquisa da Women at NBCU, unidade da NBC Universal voltada para ajudar anunciantes a alcançar o público feminino, destacou as 500 marcas mais importantes para mulheres. Das 500, a organização fez um ranking com as 25 mais lembradas pelo público. 

O estudo, chamado de “Brand Power Index” foi baseado em uma compilação de dados online levantados pela ComScore, pela New Media Strategies e também por entrevistas pessoais da Keller Fay. De acordo com a última, mulheres falam aproximadamente 92 vezes sobre marcas durante a semana. De cada dez mulheres entrevistadas, seis acham que indicações de marcas vindas de outras mulheres são confiáveis. 51% delas comprariam um produto baseadas em conversas sobre ele, se recebessem informações positivas.

Entre outras marcas citadas na pesquisa, porém não entre o ranking das 25, está a Bayer. A empresa farmacêutica saltou da posição 381 em agosto para a 140 em setembro, ou seja, uma escalada de 241 pontos, impulsionada por campanhas em mídias digitais e sociais e plataformas como a “One a Day”, que promove o bem-estar feminino.

Marcas com exposição durante o lançamento de novas temporadas de séries em TV aberta foram algumas das que mais se destacaram em setembro. A Dr. Pepper, por exemplo, foi beneficiada pelo alto grau de citações na série Glee, exibida pela Fox. A marca subiu 19 posições de agosto para setembro, ficando em 62.

A surpresa ficou com marcas de videogame, geralmente com pouco destaque entre o público feminino. O lançamento do PlayStation Move, no mês passado, colocou a marca “PlayStation 3” em destaque e empurrou-a quase 140 posições acima, saltando de 304 para 150. O burburinho sobre o PlayStations acabou respingando no concorrente comercializado pela Nintendo, o Wii, que também subiu 11 posições de um mês para outro.

Grandes movimentos no ranking mensal também ocorreram com marcas que ofereceram campanhas bem-humoradas direcionadas para crianças e adolescentes. A Applebee’s, por exemplo, subiu 81 posições ao criar a promoção “Kids eat Free” em algumas filiais. A LG, com seu “National Texting Championships”, campeonato que premia o participante mais rápido a digitar mensagens (SMS) escritas e sem erros, saltou 65 posições.

Veja o ranking:

Posição Marca
1 Wal-Mart
2 Target
3 eBay
4 Verizon
5 Ford
6 Coca-Cola
7 iPhone
8 AT&T
9 Honda
10 Pepsi
11 iPod
12 Amazon
13 Toyota
14 Sears
15 Similac
16 Bank of America
17 Microsoft
18 Netflix
19 Tylenol
20 McDonald’s
21 Sprint
22 Kohl’s
23 Chevrolet
24 Samsung
25 Comcast