Coral sem laringe canta contra o cigarro

Coral é composto por doze pacientes que, após o diagnóstico de câncer de laringe avançado, retiraram este órgão em uma cirurgia chamada laringectomia

São Paulo – Uma ação da JWT para o A.C.Camargo mostra um coral diferente no palco do Auditório do MASP, em São Paulo. Enquanto o público aguardava a apresentação do Coral da USP, o Grupo Sua Voz do A.C.Camargo Cancer Center subiu ao palco. O coral é composto por doze pacientes que, após o diagnóstico de câncer de laringe avançado, retiraram este órgão em uma cirurgia chamada laringectomia.

Acompanhados por fonoaudiólogos da instituição paulista, os pacientes interpretaram duas canções da famosa banda The Beatles – All you need is love e She loves you -, exibindo depois as placas com os dizeres Escute a voz deste Coral – Não Fume, emocionando o público presente. O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de laringe, com 7 mil novos casos/ano no Brasil, segundo o INCA.

Os pacientes que compõem o Coral Sua Voz – a maioria acima dos 60 anos – fazem uso de voz esofágica, prótese, laringe eletrônica (vibrador), fala bucal ou articulação de sons. A segunda voz, coube aos fonoaudiólogos. A combinação das vozes grossas dos pacientes, intercaladas com as vozes dos fonoaudiólogos, fica muito especial”, diz Elisabete Carrara de Angelis, que é a coordenadora do Grupo de Apoio ao Paciente Laringectomizado Sua Voz e diretora de Fonaudiologia Oncológica do A.C.Camargo.

O Coral Sua Voz retornou nesta segunda, 9 de dezembro, em apresentação única e aberta ao público no Atrium do A.C.Camargo, em São Paulo. Além de comemorar o Dia do Fonoaudiólogo, a apresentação atraiu holofotes também para a maneira como a sociedade vê atualmente o convívio com os pacientes que retiram a laringe e fazem uso de métodos não convencionais de comunicação. “Ainda hoje, aqui no Brasil, as pessoas desligam o telefone quando ouvem alguém que se utiliza da laringe eletrônica, por pura desinformação. Isso não acontece em países cuja população é mais instruída sobre este assunto”, destaca Elisabete Carrara. Ainda segundo a fonoaudióloga, há pacientes que estão seguindo um exemplo dos Estados Unidos e se organizando para criar uma associação nacional que pretende trabalhar em torno da criação do Dia do Laringectomizado Total. “Com isso, poderemos chamar a atenção da sociedade e romper paradigmas”, acrescenta. 


O Sua Voz não é um programa exclusivo dos pacientes atendidos no A.C.Camargo e sim voltado a todos os submetidos à laringectomia parcial ou completa estando ou não em tratamento em outra instituição. O convite estende-se a familiares e cuidadores desses pacientes. Mais informações em http://www.accamargo.org.br/sua-voz/.

O vídeo pode ser visto abaixo:

//www.youtube.com/embed/wwUCm8yPU9E?feature=player_embedded

O vídeo é quase tão chocante como um da série de anúncios produzida pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, onde ex-fumantes dão “dicas” de cuidados básicos que toda pessoa deve ter.

O filme abaixo é o mais famoso e conta a história de como Terrie, residente da Carolina do Norte, se arruma todo dia.

Veja:

//www.youtube.com/embed/5zWB4dLYChM?feature=player_embedded